Economia | 01-10-2022 20:59

Mercadona acelera redução do plástico e melhora gestão de resíduos daquele material

Empresa continua a melhorar a informação nas embalagens para ajudar os seus clientes a separar correctamente os resíduos para reciclagem

Para além de reforçar os seus sistemas de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais a Mercadona continua a desenvolver a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a gestão adequada dos resíduos.
A Estratégia consiste em seis acções concretas para alcançar, em 2025, o triplo objectivo de reduzir 25% do plástico nas suas embalagens; conseguir que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nos seus processos.
A Mercadona eliminou já os sacos de plástico de utilização única em todas as secções substituindo-os por sacos de compostáveis de origem vegetal (-3.200 tneladas/ano) e também eliminou os produtos descartáveis de plástico de utilização única que foram substituídos por outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente (-3.000 t/ano).
A empresa e os seus fornecedores estão ainda a melhorar a reciclagem das embalagens, como acontece com a família de papas de fruta variada, agora com embalagem reciclável de monomaterial, ou com as batatas bravas, nas quais substituiu a base preta da embalagem por uma transparente que facilita a detecção óptica na estação de triagem.
A Mercadona está comprometida com a redução de plástico nas embalagens de marca própria através de diferentes estratégias como a eliminação de plástico que não acrescenta valor, a sua substituição por outros materiais (desde que não afecte a qualidade e a segurança alimentar), a redução, reutilização ou incorporação de material reciclado na sua composição para reduzir o uso de materiais virgens e fomentar a economia circular.
Além disso, a empresa continua a melhorar progressivamente a informação que proporciona nas embalagens sobre reciclagem (pictogramas), com o objectivo de ajudar os seus clientes a separar correctamente os resíduos para a sua posterior reciclagem, tanto nas lojas como em casa.
A Mercadona investirá mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25, um reforço do seu compromisso de continuar a cuidar do Planeta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo