Comissão municipal de VFX esclarece dúvidas sobre Carris Metropolitana
Novos transportes públicos chegam ao concelho de Vila Franca de Xira em Janeiro.
A Comissão de Ordenamento do Território, Infraestruturas, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira reuniu com os responsáveis da Área Metropolitana de Lisboa a 4 de Novembro para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da nova empresa de transportes Carris Metropolitana, que chega ao concelho em Janeiro.
Entre as preocupações da comissão municipal estiveram a frequência dos futuros horários dos transportes públicos previstos para o concelho e as rotas previstas. Nas últimas semanas vários partidos têm manifestado preocupação sobre a qualidade e quantidade das carreiras que vão servir, em particular, as zonas mais rurais do concelho de Vila Franca de Xira e há muito afectadas por falta de carreiras e horários em condições.
Participou na reunião o primeiro secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto, e dois responsáveis da nova Transportes Metropolitanos de Lisboa, representados pelo presidente do conselho de administração, Faustino Gomes e pelo vogal Rui Lobo. A reunião, que decorreu à porta fechada, foi agendada por consenso entre todos os membros daquela comissão e nela também participaram a presidente da Assembleia Municipal de VFX, Sandra Marcelino, e os secretários Teodoro Roque e Pedro Canto.
O presidente da comissão, Pedro Sá (PS), mostrou-se satisfeito pela forma como a reunião decorreu, afirmando que permitiu um melhor conhecimento da situação no terreno e de todas as questões relativas à implementação da rede da nova Carris Metropolitana. “Constituiu também uma oportunidade para todos os partidos políticos representados na assembleia poderem ver esclarecidas as suas dúvidas na área dos transportes, em defesa dos cidadãos, quer daqueles que residem no concelho quer daqueles que trabalham e visitam”, explica o responsável, em comunicado.
