Economia | 29-12-2022 11:04

Agrupamento de Escolas de Alcanena vai ter dois Centros Tecnológicos Especializados

Agrupamento de Escolas de Alcanena vai ter dois Centros Tecnológicos Especializados
Directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Ana Cláudia Cohen (ao centro), com a sua equipa de direcção, não escondem o orgulho por terem vencido concurso para terem dois Centros Tecnológicos Especializados

Candidaturas apresentadas pelo Agrupamento de Escolas de Alcanena foram aprovadas e prevêem a criação de Centros Tecnológicos Especializados nas áreas Industrial e Digital que vão valorizar o ensino profissional no concelho e na região.

O Agrupamento de Escolas de Alcanena recebeu “com grande satisfação” a notificação de aprovação de duas candidaturas que apresentou para criação de Centros Tecnológicos Especializados (CTE) e vai passar a ter um CTE na área Industrial e outro na área Digital. A directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Ana Cláudia Cohen, não esconde o orgulho pela conquista. “Foram candidaturas a nível nacional e só havia uma vaga para o Industrial e uma vaga para o Digital para a região por isso estamos muito contentes porque são candidaturas de extrema importância”, explica a O MIRANTE.
Ana Cláudia Cohen refere que ter estes dois CTE na Escola Secundária de Alcanena vão implicar um financiamento de quase dois milhões de euros e diversificar e valorizar o ensino profissional. “Com este apoio financeiro vamos reforçar a aproximação às empresas e ao ensino superior. Aliás, parte da formação de um dos cursos vai ser ministrada nas instalações do Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC)”, sublinha. Para a directora, estes CTE vão dar um grande impulso à Escola Secundária de Alcanena e mudar o paradigma dos cursos profissionais que, defende, não podem ser vistos como “escoamento daqueles que não gostam de estudar”.
O Agrupamento de Escolas de Alcanena já possui cursos profissionais mas numa pequena escala. Com estes CTE vão apostar em cursos como Design de Moda; Design Industrial; Técnico de Logística e de vendas e outros cursos relacionados com Indústria, assim como cozinha e restauração. “Queremos que exista uma maior profissionalização e especialização dos cursos profissionais e dar uma resposta muito clara em termos de empregabilidade ou então formação superior. Para isso fizemos parcerias com os institutos politécnicos da região nomeadamente Santarém, Tomar, Castelo Branco e Leiria e com o tecido empresarial, sendo que a oferta dos novos cursos teve em consideração os projectos de desenvolvimento previstos para o município e para a região”, realça Ana Cláudia Cohen que não esconde o orgulho por o agrupamento de escolas que dirige continuar a destacar-se a nível nacional.
Estes dois CTE vão trazer mais alunos a uma escola que possui cerca de 1.700 alunos tendo aumentado em cerca de uma centena de alunos quando o concelho de Alcanena vê a população a diminuir, o que representa bem a importância do trabalho que tem sido feito no Agrupamento de Escolas de Alcanena.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo