Economia | 13-01-2023 13:00

Projecto inovador pode ressuscitar Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes

Projecto inovador pode ressuscitar Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes

Os terrenos da Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes, sem qualquer préstimo há mais de duas décadas, podem finalmente ter utilidade. A Câmara de Santarém vendeu uma parcela à empresa EntoGreen, que pretende avançar ali com uma unidade industrial ligada ao fabrico e comercialização de produtos com base em insectos.

O investimento que a Câmara de Santarém fez há quase três décadas na compra dos terrenos para criar a Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes pode finalmente ter alguma utilidade, caso se concretize a intenção da empresa EntoGreen em instalar ali uma inovadora unidade industrial.

Para já, o município aprovou a alienação de um terreno à empresa com vista à execução do projecto “InsectERA – A ERA da indústria dos insectos”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Prevê-se a instalação de três unidades produtoras de insectos, um centro logístico e um centro produtor de quitosano, Com características inovadoras a nível nacional, o projecto prevê a criação de centenas de postos de trabalho directos e indirectos.

Caso se confirme, será o primeiro projecto a instalar-se nos terrenos adquiridos no final do século XX pelo município escalabitano. Chegou a falar-se na altura na instalação de uma unidade industrial de processamento de carnes do grupo Sonae, mas tal não aconteceu. Outros possíveis investimentos também ficaram pelo caminho.

O presidente da Câmara de Santarém recorda que a localidade de Pernes sofreu durante décadas problemas de poluição ambiental e frisou que a criação de indústrias como esta, dedicadas à valorização de subprodutos vegetais, contribuirá para a criação de novas oportunidades de emprego e promoção da economia do concelho”.

A InsectERA aposta na industrialização e comercialização de produtos com base em insectos, tanto na área da alimentação animal e humana como nas indústrias da cosmética ou dos bioplásticos, entre outros. Em Junho de 2022 inaugurou uma unidade de investigação em Santarém,


Durante a apresentação da proposta, na reunião de câmara de 9 de Janeiro, o vice-presidente da Câmara de Santarém, João Leite, mostrou-se convicto de que este investimento vai contribuir para o desenvolvimento económico do concelho e da região gerando riqueza e melhoria da qualidade de vida da população.


A Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes terá ainda capacidade para albergar outras unidades agroalimentares que contribuam para a criação de circularidade e parcerias, promovendo a partilha de recursos entre as empresas instaladas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo