Economia | 30-01-2023 07:00

Benavente prepara Festival do Arroz Carolino com certame gastronómico

Benavente prepara Festival do Arroz Carolino com certame gastronómico
DWine Gulla foi o primeiro de 11 restaurantes a preparar o Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

“Arroz Carolino dentro de portas” arrancou a 20 de Janeiro no restaurante DWine Gulla, no Porto Alto. Proprietário usa normalmente o arroz na sua cozinha e espera que sucesso da iniciativa se traduza em aumento da clientela.

O concelho de Benavente já está a estagiar para o Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, que este ano se realiza em Maio, e no dia 20 de Janeiro arrancou o evento gastronómico “Arroz Carolino dentro de portas”, uma espécie de aperitivo para o festival que vai levar a 11 restaurantes animação e degustação daquele ingrediente produzido na região.
O Restaurante DWine Gulla, no Porto Alto, foi a primeira paragem do certame e o prato da noite foi lingueirão com arroz carolino, uma sugestão da casa em parceria com a Câmara de Benavente. Henrique Fernandes, sócio-gerente do DWine Gulla há dois anos, explica que sempre apostou no arroz carolino como base para muitos dos pratos do estabelecimento e elogia a iniciativa do município.
“É importante mostrar interesse e apoio à gastronomia local e transmitir isso nos nossos pratos. O nosso restaurante tem um grande foco no risoto e como tal, por ser um concorrente directo, decidimos introduzir o Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas na nossa carta, algo que dá um maior sabor aos nossos pratos e do qual nós somos fãs”, conta a O MIRANTE.
Ao contrário de outros restaurantes do concelho, Henrique Fernandes faz questão que o DWine Gulla esteja todo o ano ligado a fornecedores e produtores de arroz carolino da região. O tempo de cozedura pode ser apresentado por muitos como uma razão para a qual trabalhar com este arroz se torna mais complicado, mas para o empresário isso não é nem nunca poderá ser impeditivo de servir pratos com arroz carolino. “Este é um arroz de elite quando comparado com outros tipos de arroz e quem, como eu, lida com fornecedores e produtores percebe isso”, comenta.
O evento de abertura contou com a participação da fadista Beatriz Felizardo. O segundo momento terá lugar a 11 de Fevereiro com a participação de Ricardo Neiva. O município de Benavente diz estar empenhado em aumentar o número de restaurantes que apresentam na carta com regularidade pratos com arroz carolino.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo