Trabalhadores da Dan Cake da Póvoa de Santa Iria exigem aumento de salário
Funcionários da Dan Cake realizaram greve no dia 9 de Fevereiro e pedem actualizações salariais de 90 euros. Empresa é detida desde Maio de 2021 pelo grupo multinacional francês de pastelaria industrial Biscuit International.
A empresa de produção de pastelaria industrial Dan Cake, que tem 150 funcionários na Póvoa de Santa Iria, parou totalmente a produção no dia 9 de Fevereiro com uma adesão a 100% de todos os trabalhadores à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos (SINTAB).
Os trabalhadores exigem aumentos salariais de 90 euros e dizem ter partido para a paralisação depois da empresa ter aplicado o que o sindicato diz terem sido “aumentos salariais arbitrários” em função de uma avaliação de desempenho que os trabalhadores não controlam e que resulta, por exemplo, em aumentos de 2 a 40 euros por mês no vencimento. A O MIRANTE, Rui Matias, do SINTAB, explica que os trabalhadores não desarmam da luta numa empresa onde a maioria dos vencimentos é de poucos euros acima do salário mínimo. “Não vamos desistir e como a empresa não nos deu qualquer resposta vamos pedir uma reunião urgente aos responsáveis”, garante.
O sindicalista explica que para 24 de Fevereiro está agendado um plenário onde serão discutidas novas formas de luta, que passarão por protestos à porta da empresa e uma outra greve, ainda a confirmar, em Abril. O MIRANTE contactou a Dan Cake sobre a situação mas não obteve qualquer resposta até à data de fecho desta edição.
Quem manda é a Biscuit International
Em Maio de 2021, recorde-se, ficou concluída a compra da Dan Cake Portugal pela gigante francesa de pastelaria industrial Biscuit International enquanto estratégia de reforço da sua posição no mercado europeu do sector. A Dan Cake Portugal era uma empresa familiar portuguesa fundada em 1978 por Kantilal Jamnadas, com sede em Lisboa e fábricas na Póvoa de Santa Iria e em Coimbra. Vende biscoitos e bolos exportando 80% da sua produção e tem uma facturação anual na ordem dos 55 milhões de euros. Vende sobretudo para marcas próprias de hipermercados mas também com a sua própria marca e a Danesita. A Biscuit International já fez saber que vai manter Mitesh Jamnadas como Chief Executive Officer (CEO) da Dan Cake e Virgílio Alves como Chief Financial Officer (CFO).