Economia | 18-02-2023 07:00

Trabalhadores da Dan Cake da Póvoa de Santa Iria exigem aumento de salário

Trabalhadores da Dan Cake da Póvoa de Santa Iria exigem aumento de salário
Funcionários da Dan Cake fizeram greve que teve adesão total e se não houver acordo voltam a parar em Abril. FOTO SINTAB

Funcionários da Dan Cake realizaram greve no dia 9 de Fevereiro e pedem actualizações salariais de 90 euros. Empresa é detida desde Maio de 2021 pelo grupo multinacional francês de pastelaria industrial Biscuit International.

A empresa de produção de pastelaria industrial Dan Cake, que tem 150 funcionários na Póvoa de Santa Iria, parou totalmente a produção no dia 9 de Fevereiro com uma adesão a 100% de todos os trabalhadores à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos (SINTAB).
Os trabalhadores exigem aumentos salariais de 90 euros e dizem ter partido para a paralisação depois da empresa ter aplicado o que o sindicato diz terem sido “aumentos salariais arbitrários” em função de uma avaliação de desempenho que os trabalhadores não controlam e que resulta, por exemplo, em aumentos de 2 a 40 euros por mês no vencimento. A O MIRANTE, Rui Matias, do SINTAB, explica que os trabalhadores não desarmam da luta numa empresa onde a maioria dos vencimentos é de poucos euros acima do salário mínimo. “Não vamos desistir e como a empresa não nos deu qualquer resposta vamos pedir uma reunião urgente aos responsáveis”, garante.
O sindicalista explica que para 24 de Fevereiro está agendado um plenário onde serão discutidas novas formas de luta, que passarão por protestos à porta da empresa e uma outra greve, ainda a confirmar, em Abril. O MIRANTE contactou a Dan Cake sobre a situação mas não obteve qualquer resposta até à data de fecho desta edição.


Quem manda é a Biscuit International
Em Maio de 2021, recorde-se, ficou concluída a compra da Dan Cake Portugal pela gigante francesa de pastelaria industrial Biscuit International enquanto estratégia de reforço da sua posição no mercado europeu do sector. A Dan Cake Portugal era uma empresa familiar portuguesa fundada em 1978 por Kantilal Jamnadas, com sede em Lisboa e fábricas na Póvoa de Santa Iria e em Coimbra. Vende biscoitos e bolos exportando 80% da sua produção e tem uma facturação anual na ordem dos 55 milhões de euros. Vende sobretudo para marcas próprias de hipermercados mas também com a sua própria marca e a Danesita. A Biscuit International já fez saber que vai manter Mitesh Jamnadas como Chief Executive Officer (CEO) da Dan Cake e Virgílio Alves como Chief Financial Officer (CFO).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1690
    13-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1690
    13-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo