Economia | 20-02-2023 21:00

Entidade reguladora alerta para perdas de milhões de litros de água na rede pública

A ERSAR defende novas formas de gestão da água, cada vez mais escassa, como a produção de águas residuais tratadas para reutilização.

A rede de abastecimento de água tem em Portugal perdas anuais de centenas de milhões de litros de água, alerta a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que pede uma aposta na redução desses valores. No relatório anual da ERSAR, sobre a caracterização do sector de águas e resíduos, salienta-se que, face às alterações climáticas, os progressos em outros sectores “devem ser acompanhados pela aposta na redução das perdas reais de água que persiste com valores demasiado elevados”.
Em 2021 a média do país em termos de perdas nas redes de abastecimento situou-se nos 28,8%, correspondentes a 237 mil milhões de litros de água por ano, valor que se mantém relativamente constante há mais de uma década, diz em comunicado a propósito dos dados da ERSAR a Indaqua, um dos maiores operadores no universo das concessões municipais. E acrescenta, citando o relatório, que 45 municípios portugueses têm perdas acima dos 50% e 19 não fazem sequer a medição.
O relatório divulgado na página da ERSAR refere que “o valor da média do indicador de perdas reais para o serviço em alta e para o serviço em baixa com uma densidade de ramais igual ou superior a 20 quilómetros de rede apresentou uma evolução favorável entre 2017 e 2019, mas esta tendência inverteu-se em 2020 resultando esta ineficiência na perda de cerca de 197 milhões de metros cúbicos de água na rede, por ano”.
A ERSAR defende no relatório “novas formas de gestão” da água, cada vez mais escassa, “como a produção de águas residuais tratadas para reutilização, que em 2021 representou apenas 1,2% da água residual tratada”. E também alerta para a “insatisfatória” ocorrência de inundações no saneamento devendo ser reabilitados os colectores e diz que pode ser melhorado o acesso físico à recolha selectiva de resíduos alertando ainda que a lavagem de contentores de recolha selectiva diminuiu em 2021 em relação a 2020.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo