Economia | 21-02-2023 21:00

Ministério da Agricultura cria grupo de trabalho para repensar cooperativas agrícolas

Ministério da Agricultura cria grupo de trabalho para repensar cooperativas agrícolas
Ministério da Agricultura, liderado por Maria do Céu Antunes, cria grupo de trabalho para avaliar e propor apoios às cooperativas agrícolas

Até 30 de Junho deste ano deve ser apresentado um relatório e uma proposta de medida específica de apoio à reestruturação, redimensionamento e competitividade das cooperativas agrícolas.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação constituiu um grupo de trabalho para avaliar e propor apoios à reestruturação, redimensionamento e competitividade das cooperativas agrícolas, no quadro do PEPAC 2023-2027. “Este grupo de trabalho, criado em despacho à Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Grupo de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas e Instituto da Vinha e do Vinho, tem por missão a avaliação e proposta de criação de uma medida de apoio à reestruturação, redimensionamento e competitividade das cooperativas agrícolas, no quadro do PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum] 2023-2027”, lê-se num comunicado do ministério liderado por Maria do Céu Antunes.
Designado ‘Cooperativas Agrícolas 20|30’, o grupo de trabalho integrará, entre outros organismos, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e tem até 30 de Junho deste ano para apresentar à tutela um relatório e uma proposta de medida específica de apoio ao sector. “A cooperação, o diálogo e a construção participada de políticas públicas que respondam, com eficácia, aos desafios permanentes enfrentados pelos agricultores portugueses são peças fundamentais de um trabalho diário e inesgotável. Consciente disto mesmo e contando com a Confagri, esta equipa irá trabalhar uma proposta específica de apoio às cooperativas agrícolas”, destaca a ministra da Agricultura e da Alimentação, citada no comunicado.
Representando o sector cooperativo “uma intervenção determinante e quotas de mercado muito significativas nalguns setores, como as frutas e o azeite, o vinho e o leite”, Maria do Céu Antunes considera que “o processo de modernização da agricultura portuguesa tem que ser acompanhado por um trabalho de organização económica das fileiras agropecuárias, para o qual o sector cooperativo tem condições para dar um contributo ainda mais determinante”. Isto porque, salienta, “apresenta importantes potencialidades e vantagens, especialmente num contexto de estruturas produtivas fragmentadas”, como é o caso do português.
Já o presidente da Confagri reforça que “as cooperativas agrícolas, pela sua dimensão e representatividade em todos os sectores da agricultura e em todo território nacional, merecem e precisam desta medida estratégica que promova e potencie a capacitação institucional das organizações, que as prepare e que vá ao encontro dos novos desafios da agricultura”. “Este sector tem de ser assumido como estratégico para a soberania nacional. Diria mesmo que o país tem o dever de assumir o sector agrícola como um desígnio nacional”, enfatiza Idalino Leão, também citado no comunicado.
Segundo avança o Ministério da Agricultura, esta medida terá como objectivos essenciais “aumentar a dimensão económica e social das cooperativas” e “melhorar a capacitação de dirigentes, gestores e associados e as práticas comerciais, a revalorização e a inovação da gama de produtos e promoção da internacionalização”. Paralelamente, pretende “garantir o acesso ao mercado a diversos tipos de agricultura, que presentemente não o têm, e a produções locais de pequena escala, nomeadamente pela comercialização dos produtos locais em cadeias curtas de comercialização e vendas electrónicas”, e ainda “melhorar a prestação de serviços aos associados apoiando-os tecnicamente no ajustamento dos métodos de produção às exigências actuais dos mercados”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo