Economia | 28-02-2023 15:00

‘Cluster’ do insecto em Pernes com investimento de 23 milhões do PRR

‘Cluster’ do insecto em Pernes com investimento de 23 milhões do PRR
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, com o CEO da EntoGreen Daniel Murta

Agenda InsectERA prevê a construção de três unidades de produção de derivados de insectos, entre outros investimentos a realizar no concelho de Santarém.

A Agenda InsectERA, um investimento de 23 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a construção de três unidades de produção de derivados de insectos, entre outros investimentos a realizar no concelho de Santarém. Em comunicado, a Câmara de Santarém afirma que foram já disponibilizados, para o projecto da Entogreen, 10 hectares da Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes, a qual será “dedicada completamente à economia circular”, estando o município a procurar adquirir mais 30 a 40 hectares para atrair outros investidores.
O projecto da Entogreen, incluído nas Agendas Mobilizadoras do PRR, prevê, ainda, uma fábrica de produção de quitosano e um centro logístico, num investimento que inclui a aquisição de equipamentos e a instalação de painéis de energia solar, estando estimada a criação de 150 postos de trabalho.
“Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insectos para o mercado”, tanto na área alimentar (animal e humana), como na indústria (cosmética, bioplásticos) e na biorremediação (eliminação de efluentes pecuários e de resíduos orgânicos urbanos), acrescenta.
A apresentação da “Agenda Mobilizadora InsectERA - #Construir o Futuro” decorreu no dia 14 de Fevereiro, no CNEMA, em Santarém. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, vice-presidente, Nuno Russo, vereador com o pelouro da Agricultura e Protecção Ambiental e Raúl Violante, presidente da Junta de Freguesia de Pernes, marcaram presença na sessão.
O CEO da EntoGreen. Daniel Murta, afirmou que a “Agenda InsectERA traz soluções alimentares/nutricionais alternativas que vão dar resposta às novas necessidades do sector, como o aumento da população mundial, as alterações climáticas e o desperdício alimentar”. Já Ricardo Gonçalves afirmou que a Agenda Mobilizadora é um investimento importante para Santarém. “Estamos aqui hoje para tomarmos decisões para sermos diferenciadores, não só a nível europeu como a nível mundial. Para nós é um honra que este evento decorra em Santarém”, afirmou o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1685
    09-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1685
    09-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo