João Duarte conquista medalha de prata num concurso de chefs em Itália

Natural de Benavente, João Duarte mostrou a sua criatividade na cozinha e conquistou o júri do Global Chefs Challenge. A trabalhar como subchef em Lisboa espera conseguir abrir o seu próprio restaurante.
O chef João Duarte, 23 anos, natural de Benavente, conquistou a medalha de prata na categoria Globalchefs Júnior na semifinal Regional Europeia do Global Chefs Challenge, que decorreu em Rimini, Itália. Embora já tenha participado em competições internacionais, esta foi a sua primeira vez a competir em prova individual. O chef português mostrou a sua técnica e criatividade e conquistou uma medalha de prata, ficando em quinto lugar de 15 chefs em prova.
João Duarte começou a competir há três anos por influência do chef Luís Gaspar, com quem trabalha. Dia 22 de Fevereiro o júri agraciou-o com a medalha de prata por causa do prato de vitela que apresentou. “É sempre bom representar Portugal. Levamos o nome na bandeira e na jaleca. Ter recebido a prata dá-me motivação para continuar o meu trabalho”, disse a O MIRANTE.
Só quando frequentou o 12º ano do curso profissional de Cozinha e Pastelaria na Escola Profissional de Salvaterra de Magos começou a interessar-se por culinária, ao mesmo tempo que assistia a programas de televisão sobre o tema. O gosto pela profissão intensificou-se quando saiu de Benavente aos 17 anos para estagiar no Restaurante Largo com o chef Miguel Castro e Silva, e no restaurante com estrela Michelan Land vineyards com o chef Miguel Laffan.
O percurso de João Duarte desenrolou-se fora do concelho de Benavente. Chegou a fazer trabalho extra em dois restaurantes do concelho mas agora só vai a casa aos fins-de-semana, feriados e férias. As dez horas de trabalho enquanto subchefe são feitas há nove meses no restaurante Pica-Pau, no Príncipe Real, em Lisboa. “O maior desafio é trabalhar sobre pressão e lidar com as pessoas. Não é fácil”, diz. Um dos objectivos é abrir o próprio restaurante e ter três ou quatro filhos. Para já não tem namorada e avisa que “a vida na cozinha é dura”. As competições fecharam para João Duarte em 2023 e ainda está a ponderar se participa ou não, em 2024, numa prova na Alemanha.