Economia | 21-03-2023 18:00

140 trabalhadores da Silicália fazem greve em Abrantes

Trabalhadores da empresa de aglomerados de pedra de Abrantes estiveram em greve durante todo o dia de terça-feira, 14 de Março, e convocaram nova greve para a quinta-feira seguinte.

Os trabalhadores da fábrica Silicália realizaram uma paralisação de um dia, que se vai repetir na quinta-feira, 16 de Março, para obter da administração da empresa, de capitais espanhóis, um compromisso de melhoria salarial e outras regalias sociais. Os 140 trabalhadores da Silicália Portugal - Indústria e Comércio de Aglomerados de Pedra, S.A., instalada junto à central termoeléctrica do Pego, em Abrantes, reivindicam um aumento salarial de 150 euros, atribuição de seguro para todos os trabalhadores e o aumento do actual subsídio de refeição de 6 para 7,60 euros.
António Amaro Costa, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos e Similares, Construção, Madeiras, Mármores, Cortiças do Sul e Regiões Autónomas (STCCMCS\CGTP-IN), disse à Lusa que as reivindicações não têm sido aceites pela empresa e que a greve serve para que a mesma perceba que os trabalhadores merecem respeito e que sem estes trabalhadores a empresa não andará para a frente. Os trabalhadores reivindicam uma “efectiva negociação salarial e melhoria das condições de trabalho”, com um “aumento salarial digno e um aumento do valor do subsídio de alimentação”, além da “reposição dos subsídios de turno indevidamente retirados, seguro de saúde para todos e eliminação dos factores de risco que originam as doenças profissionais”, explicou.
António Costa refere que existem todas as condições para a Silicália poder negociar, não em todas as matérias, mas em grande parte delas. “A empresa recebe-nos, responde, mas a resposta é sempre que não há condições. Ao longo dos anos tem sido isto”, criticou, recordando que os trabalhadores já fizeram um dia de greve, a 9 de Fevereiro deste ano, pelos mesmos motivos.
A Lusa tentou contactar a administração de empresa, sem sucesso.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo