Barragem do Carril em Tomar pode vir a ter gestão público-privada
Existem três investidores privados interessados na gestão da Barragem do Carril. Município de Tomar considera uma boa notícia, mas garante que tem intenção de fazer parte da gestão daquele recurso hídrico.
A Barragem do Carril, no concelho de Tomar, pode vir a ser explorada por empresas privadas, sendo que o município também tem intenção de fazer parte da sua gestão, num modelo público-privado. Anabela Freitas (PS), presidente da autarquia, anunciou em sessão camarária, que existem três investidores interessados na exploração da Barragem do Carril e que o interesse existe devido à nova alteração legislativa, que permite a exploração da barragem sem ser constituída uma associação de regantes.
O assunto foi levantado pela vereadora do PSD, Lurdes Ferromau Fernandes. Anabela Freitas acrescentou que o município já reuniu duas vezes com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) para debater sobre todos os pormenores acerca da gestão futura da Barragem do Carril. A autarca revelou que vai existir uma nova reunião, desta vez com a presença dos interessados.
A Barragem do Carril tem sido tema de debate em várias reuniões de executivo. Um dos temas discutidos recentemente foi a forma como está a ser utilizada a água da barragem pelos agricultores e pessoas que estão no perímetro de rega daquela albufeira. Lurdes Ferromau Fernandes deu conta, no ano passado, do uso descontrolado da água questionando o executivo de maioria socialista sobre medidas a tomar para resolver o problema. Anabela Freitas partilhou a preocupação com os vereadores da oposição e referiu que já reuniu com a DRAP para falar sobre a seca e o uso da água para agricultura. “Há um abuso na utilização da água e as pessoas têm de perceber que a água é um bem escasso, mesmo para a agricultura”, disse a autarca na altura.
O Aproveitamento Hidroagrícola do Carril tem uma área de 378 hectares e engloba cerca de 920 prédios rústicos e 613 proprietários. A barragem abrange as freguesias de São Pedro de Tomar, União das Freguesias de Tomar, União das Freguesias de Serra e Junceira e União de Freguesias de Casais e Alviobeira.