Presidente da AIP contra inoportunidade de alterações na legislação laboral
José Eduardo Carvalho defende necessidade de evitar retrocesso de matérias de flexibilização da legislação
O seminário realizado pela AIP sobre alterações à legislação laboral, com a participação de dois advogados da Morais Leitão, reuniu 876 participantes, o que, para o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, demonstra que o mercado laboral continua a ser uma das principais preocupações do tecido empresarial.
José Eduardo Carvalho lamentou que, durante muitos anos, alguns dirigentes associativos tenham desvalorizado a importância da legislação laboral como factor condicionante da produtividade das empresas e da competitividade empresarial. “Chegou-se ao ponto de afirmar que a legislação laboral já não era um problema para as empresas, mas sim os licenciamentos, a morosidade da justiça. Agora teme-se que seja tarde” sublinhou.
No seminário da AIP foram abordados os temas que mais contestação têm provocado na agenda do trabalho digno, tendo o presidente da AIP dito que a associação, durante a discussão da proposta na concertação social, já tinha alertado para a inoportunidade de algumas medidas e a necessidade de evitar o retrocesso de matérias de flexibilização da legislação.