Projecto para obras no terminal rodo-ferroviário da Póvoa anda a passo de caracol
Há três anos que a câmara comprou os terrenos para fazer na Póvoa de Santa Iria um terminal rodo-ferroviário digno desse nome mas o tempo tem passado sem grandes novidades. Expectativa é que os trabalhos avancem entre o final deste ano e o próximo.
As obras para melhoria do estacionamento que serve o terminal rodo-ferroviário da Póvoa de Santa Iria não devem arrancar antes do final deste ano porque o projecto ainda está em fase final de conclusão. A informação foi avançada pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, na última reunião do executivo, durante a votação da segunda alteração ao orçamento. Só depois do projecto concluído pode a câmara promover a abertura de um concurso público para a execução da requalificação do parque de estacionamento.
Os terrenos junto à estação ferroviária da Póvoa de Santa Iria são, há vários anos, usados como estacionamento para milhares de utilizadores do comboio que ali decidem deixar os seus automóveis antes de um dia de trabalho. O problema sente-se sempre que chove com mais intensidade, o que transforma o local num lamaçal, já tendo havido casos de passageiros que, ao regressar de um dia de trabalho, tiveram que chamar um reboque.
A promessa da construção de um parque de estacionamento, estampada numa faixa de vários metros, relembra os moradores das inúmeras promessas que ainda estão por cumprir. A 9 de Setembro de 2020, recorde-se, foi aprovada a proposta de compra, pela câmara, dos dois lotes de terreno existentes junto da estação de comboios para neles ser construído um terminal rodo-ferroviário digno desse nome e foi aprovada também a contratualização, à Caixa Geral de Depósitos, de um empréstimo de um milhão e 750 mil euros que custeou a operação de compra, feita pela câmara municipal ao Funsita – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado.
O terreno, de 19 mil metros quadrados, permitirá ao município desenvolver o projecto de expansão da zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, desde o rio até à estação ferroviária, e criar no local um parque rodo-ferroviário à semelhança do que existe em Alverca do Ribatejo. A ideia é acabar com a actual solução provisória que não reúne as melhores condições de segurança e salubridade. A estação é bastante usada não apenas por moradores da Póvoa de Santa Iria mas também das localidades vizinhas de Forte da Casa, Vialonga e Santa Iria da Azóia. Desde 2015 já foram gastos no local mais de 22 mil euros em pequenos trabalhos de melhoria para dar mais conforto aos utentes da ferrovia que ali estacionam as viaturas durante o dia.