Economia | 02-07-2023 21:00

EICEL1920 quer Museu Mineiro em Rio Maior

EICEL1920 quer Museu Mineiro em Rio Maior
EICEL 1920 - Associação de Defesa do Património Mineiro de Rio Maior elegeu novos órgãos sociais e têm vários projectos para os próximos quatro anos. FOTO – EICEL 1920

Associação de defesa do património mineiro de Rio Maior tem novos órgãos sociais e um conjunto de projectos para os próximos quatro anos.

A nova direcção da EICEL 1920, associação de defesa do património mineiro de Rio Maior, tem como um dos grandes objectivos para o quadriénio 2023-2026 a continuação das obras de restauro da secção de trituração da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal e a conclusão da primeira fase de instalação do Museu Mineiro em Rio Maior. Os órgãos sociais pretendem também a classificação da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal como Imóvel de Interesse Público, elaborando e apresentando uma proposta nesse sentido à Direcção Geral do Património Cultural. Os dirigentes vão também pugnar pela inscrição do Museu Mineiro de Rio Maior no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e trabalhar na organização de visitas guiadas a esse património. A criação de um Museu Mineiro Virtual e o descerramento de uma Placa DOCOMOMO Ibérico em reconhecimento do valor arquitectónico da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal são outras intenções em vista. Estão ainda projectadas diversas actividades culturais e de defesa e conservação do património mineiro.
A direcção da EICEL 1920 é agora liderada por Nuno Rocha, que tem como vice-presidente Augusto Figueiredo e como secretário Carlos Carujo. A mesa da assembleia-geral é liderada por António Moreira, co-adjuvado pelos secretários José Neves e Liliana Alonso. O conselho fiscal tem como presidente: João Verde da Costa, Paulo Santos tem o cargo de secretário e o relator é João Bogalho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo