Apresentado plano de negócio da ULS Estuário do Tejo
Presidente da câmara diz que nova unidade só funcionará no final do ano
Foi apresentado aos profissionais de saúde do Hospital de Vila Franca de Xira, a 5 de Julho, o plano de negócio da nova Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo (ULS). A sessão foi conduzida pelo administrador do hospital, Carlos Andrade Costa, que reuniu directores de serviços das diversas categorias profissionais para analisar e discutir o documento.
Em comunicado o hospital explica que o plano de negócios apresentado reflecte a visão estratégica de seis eixos que abrangem actividades assistenciais tanto do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES) como do hospital.
Carlos Andrade Costa ressalvou a importância de intensificar a proximidade com a população e enfatizou que a junção dos cuidados hospitalares com os cuidados de saúde primários é uma premissa fundamental para ampliar os serviços de saúde oferecidos. O objectivo final é que as pessoas sintam que há uma resposta eficiente, de maior proximidade e disponibilidade nos serviços de saúde prestados pela futura ULS Estuário do Tejo.
Na última semana, recorde-se, também se ficou a saber que só no final do ano, com alguma sorte, é a que unidade verá a luz do dia, segundo o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira. “Continuamos a ter uma grande preocupação com a área da saúde e o funcionamento das unidades de saúde. Temos uma enorme falta de médicos que dificulta o acesso das pessoas aos cuidados de saúde. Vamos continuar a acompanhar esta situação que nos preocupa a todos”, afirmou o autarca.