Estudantes apresentam trabalhos de pesquisa em Coruche, com apoio técnico do InovMilho
Alunos de várias instituições de ensino agrário em Portugal apresentaram os resultados das suas pesquisas na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, no âmbito do Dia de Campo InovMilho.
Cerca de 250 pessoas participaram no Dia de Campo InovMilho - Centro de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, realizado dia 7 de Julho, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche. O evento teve como objectivo apresentar os resultados de um ano de trabalho de 11 estudantes de várias instituições de ensino agrário em Portugal.
Os alunos de licenciatura, mestrado e doutorado mostraram os projectos que desenvolveram na Estação Experimental António Teixeira, contribuindo para aumentar o conhecimento que será útil para o sucesso dos produtores de milho no futuro. Durante todo o ano, os estudantes foram orientados pelos professores e receberam apoio técnico do InovMilho.
O presidente da ANPROMIS - Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, Jorge Neves, destacou a importância do protocolo entre instituições de ensino e o InovMilho. O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Álvaro Mendonça e Moura, também esteve presente no evento e elogiou o InovMilho por promover essa conexão entre a pesquisa e os agricultores.
Além das apresentações dos estudantes, o Dia de Campo contou com a participação da coordenadora da Rede Rural Nacional, Custódia Correia que apresentou o Akis - Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola. Este sistema visa reunir todos os agentes envolvidos no sector agrícola, trabalhando para modernizar a agricultura através da partilha de conhecimento.
Também foi divulgado o AgriJovem 2023, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal. O AgriJovem, que acontecerá no dia 13 de Outubro no Instituto Superior de Agronomia, tem como objectivo capacitar os jovens estudantes para enfrentar os desafios do sector agrícola.
A visita aos ensaios de campo proporcionou às empresas convidadas a oportunidade de apresentar as tecnologias disponíveis actualmente para os produtores de milho, auxiliando-os a enfrentar os desafios do sector, especialmente diante dos impactos das alterações climáticas. A academia também esteve presente, mostrando estudos que visam tornar a cultura do milho mais sustentável ambientalmente, sem perder competitividade.