Economia | 15-07-2023 12:00

Torres Novas assina protocolo para limpar e proteger o Almonda

O município de Torres Novas e a Associação Viver Almonda assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de acções que sensibilizem para a protecção do rio Almonda.

O município de Torres Novas e a Associação Viver Almonda assinaram um protocolo que visa o desenvolvimento de acções de protecção do rio Almonda e a promoção do seu aproveitamento sustentável para efeitos lúdicos. A parceria vai permitir o acompanhamento do estado das linhas de água, avaliando parâmetros como a qualidade da água, hidrogeomorfologia, corredor ecológico, alterações antrópicas e outros. O protocolo está em vigor até final de 2025 e foi assinado na sexta-feira, 7 de Julho.
A associação compromete-se a efectuar a limpeza e desobstrução de pelo menos 6,5 quilómetros do rio Almonda garantindo a manutenção do corredor ecológico entre a nascente e a ponte entre Ribeiras; a realizar ações de vigilância; a colaborar na organização de uma descida de rio anual; e a cooperar em acções de sensibilização, “cabendo ao município transferir o valor de 15 mil euros, isentos de IVA, para apoio ao desenvolvimento das acções definidas”, refere o próprio município.
A Associação Viver Almonda é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover e realizar acções de desenvolvimento ambiental e desportivo no rio Almonda de forma sustentável e equilibrada.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo