Economia | 05-09-2023 10:22

Escola Profissional de Tomar com diminuição acentuada de alunos

Escola profissional tem menos alunos neste ano lectivo devido ao ensino profissional nas escolas públicas, segundo o vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão.

A diminuição acentuada no número de alunos da Escola Profissional de Tomar foi assunto na última reunião de executivo, realizada a 4 de Setembro, depois de Tiago Carrão, vereador do PSD, ter partilhado a sua preocupação com o futuro da escola. O vice-presidente Hugo Cristóvão (PS) explicou que o ensino profissional nas escolas públicas em todos os agrupamentos escolares do concelho, e do país, é uma das razões para o agravamento da situação. O esforço da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em coordenar a oferta de formação no território não é suficiente com a “concorrência desleal”, referiu. O autarca mencionou que a falta de informações adequadas e a preferência dos alunos por permanecerem onde já estão contribuem para a dificuldade em combater esse declínio.

Embora as matrículas ainda não estejam totalmente encerradas, o panorama actual não é promissor. O vice-presidente mencionou que não há uma solução fácil para o problema, já que não é possível obrigar as famílias e os alunos a fazerem escolhas contra sua vontade. Se não houver forma de inverter a tendência, o futuro das escolas profissionais, não apenas em Tomar, mas em todo o país, pode estar comprometido, vincou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo