Economia | 15-09-2023 21:00

Hotel para insectos em Abrantes para ajudar à conservação da biodiversidade

Hotel para insectos em Abrantes para ajudar à conservação da biodiversidade
Jardim do Castelo, em Abrantes, é um hotel que se destina a acolher insectos que possam ajudar à polinização e contribuir para o equilíbrio do ecossistema. Foto CMA

Estrutura construída por trabalhadores do município é abrigo temporário para insectos no Jardim do Castelo de Abrantes. Assegurar a polinização e o equilíbrio do ecossistema são os objectivos.

O Jardim do Castelo, na cidade de Abrantes, tem um hotel fora do vulgar destinado a acolher inquilinos muito especiais: insectos que possam ajudar à polinização e contribuam para o equilíbrio do ecossistema nomeadamente abelhas, borboletas, escaravelhos, formigas e joaninhas.
O hotel, explica o município presidido por Manuel Valamatos, foi desenhado e construído por trabalhadores da Câmara de Abrantes e tem como objectivo contribuir para o aumento da biodiversidade local e, principalmente, atrair os insectos polinizadores e insectos auxiliares que são benéficos para hortas e jardins.
Construído em madeira o hotel reproduz a complexidade de pequenos habitats naturais incluindo na sua estrutura materiais recolhidos na natureza como pinhas e pequenos ramos. Pouco vistos em Portugal os hotéis para insectos são bastante comuns noutros países do centro e norte da Europa em espaços públicos e em zonas de agricultura biológica.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo