Economia | 16-09-2023 10:00

Fertilizante orgânico de insecto suscita cada vez maior interesse

Fertilizante orgânico de insecto suscita cada vez maior interesse
Daniel Murta - Director Geral e Fundador da EntoGreen. fotoDR

Seminário da Agenda Mobilizadora InsectERA esgotou auditório Vida Rural durante a Agroglobal.

O Director Geral e Fundador da EntoGreen, Daniel Murta, apresentou a 6 de Setembro na Agroglobal, no seminário Insectera denominado “Fertilizante Orgânico de Insecto”, uma solução por ele desenvolvida para o bagaço de azeitona, um subproduto poluente e preocupante para os produtores de azeite.
Na sua apresentação foi demonstrada a importante capacidade de bioconversão das larvas da mosca soldado negro, que podem, segundo explicou, transformar cerca de 25 mil toneladas de bagaço de azeitona por ano, apenas na primeira unidade industrial da empresa.
Antes dele, Clarice Souza, investigadora daquela empresa, deu a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido na utilização insectos, como ferramenta para a produção de fertilizantes orgânicos, esclarecendo que alguns daqueles ensaios estão a ocorrer em culturas de mirtilo, uva e milho.
O seminário, organizado pela Agenda Mobilizadora InsectERA e promovido pela Câmara Municipal de Santarém, contou com a presença do presidente daquele município que, na abertura, destacou a importância que aquela agenda mobilizadora poderá ter para a região e para o país.
O Eng. António Campos, Secretário-Geral da agenda, fez a apresentação sumária do projecto, identificando os objectivos, bem como a forma de compromisso operacional entre as 42 entidades envolvidas, que pretendem criar um novo sector bioindustrial em Portugal.
A presença da Agenda Mobilizadora InsectERA, na AgroGlobal 2023, trouxe ao certame a apresentação de mais um conjunto de produtos inovadores revolucionários no sector agrícola.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo