Economia | 04-10-2023 21:00

Turismo do Centro aplaude proposta de candidatura de Fátima a Património da Humanidade

Turismo do Centro aplaude proposta de candidatura de Fátima a Património da Humanidade
Turismo do Centro de Portugal considera que o conjunto monumental existente no Santuário de Fátima justifica a candidatura a Património da Humanidade

O presidente do Turismo do Centro considera que o conjunto monumental de Fátima justifica plenamente uma candidatura a Património Mundial e diz que a entidade que dirige está disponível para participar nesse processo.

O Turismo do Centro de Portugal considera que o conjunto monumental existente no Santuário de Fátima justifica plenamente a candidatura a Património da Humanidade, sugerida pelo historiador de arte, Vítor Serrão. O presidente da entidade que engloba cem municípios, entre os quais Ourém, de que faz parte Fátima, avançou à agência Lusa que o Turismo do Centro aplaude a ideia. “Na verdade, a qualidade do conjunto monumental e artístico que podemos apreciar no Santuário de Fátima é surpreendente e merece reconhecimento”, afirmou Raul Almeida.
Ao longo de décadas, recordou o responsável do Turismo do Centro, o Santuário “convidou alguns dos melhores artistas nacionais para deixarem o seu cunho no recinto sob a forma de obras de arte de grande qualidade”. “Este conjunto monumental justifica plenamente uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO”, sublinhou Raul Almeida.
O Centro de Portugal tem já quatro lugares classificados como Património da Humanidade: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, em Tomar, e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. “São todos a poucos quilómetros de Fátima, pelo que, a concretizar-se a ideia do professor Vítor Serrão, um percurso pelos cinco lugares com a classificação máxima da UNESCO seria mais um incentivo à sua descoberta em conjunto”, defendeu Raul Almeida.
Assim, a região “beneficiaria muito” com uma candidatura do Santuário de Fátima, até mesmo sem a atribuição do estatuto. “Mesmo que não fosse aprovada, motivaria novas visitas ao Santuário, com milhares de pessoas a descobrirem as obras de arte que actualmente são pouco divulgadas – incluindo pessoas cuja motivação não é religiosa, mas apreciadores de arte e do património”, diz o responsável do Turismo do Centro, referindo que essa entidade “está, naturalmente, disponível para participar numa candidatura”.
O reitor do Santuário de Fátima recusou comentar a possibilidade de candidatura à classificação pela UNESCO.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo