Reparação de muro que ameaçava casas em VFX saiu mais barata
Trabalhos de reparação de muro de contenção de terras que ameaçava habitações no Bairro da Mata vão custar menos 16 mil euros que o previsto por incapacidade de realizar algumas intervenções.
A empreitada de reparação do muro de contenção de terras no Bairro da Mata em Vila Franca de Xira que abateu em Janeiro e colocava habitações em perigo vai custar menos 16 mil euros que o previsto. A proposta de revisão de preços em baixa foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara. A empreitada, inicialmente orçada em 194.245 euros e adjudicada à firma Pinto Miranda – Engenharia e Construção, Unipessoal com um prazo de execução de 180 dias, teve a sua consignação a 27 de Abril.
Durante a execução da obra, diversos trabalhos foram identificados como sendo dispensáveis na empreitada. Entre eles estavam o suprimento da execução de um muro de gabião sobre o muro de contenção a ser construído, a supressão da impermeabilização das superfícies de betão enterradas do muro de contenção existente e a supressão da execução de valas de drenagem nas traseiras do muro de contenção existente.
A proposta agora aprovada prevê a dedução dos 16 mil euros do preço previamente acordado com a empresa, a quem não assiste, no entender do município, qualquer direito de indemnização pelo facto dos trabalhos a menos não terem um valor inferior em mais de 20% do preço contratual.
As chuvas fortes do último Inverno, recorde-se, fizeram as terras deslizar contra o muro, que não resistiu à pressão e ficou perigosamente tombado, deixando os moradores preocupados com a estabilidade da encosta. O vereador David Pato Ferreira, da coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT), já tinha alertado em reunião de câmara para a perigosidade da situação, já que o paredão suportava a pressão de toda a encosta sobranceira aos prédios e o deslizamento de terras não facilitou a situação.