Economia | 23-10-2023 07:00

Feira de Santa Iria em Tomar mantém dinâmica e atractividade de sempre

Feira de Santa Iria em Tomar mantém dinâmica e atractividade de sempre
Tradicional Feira de Santa Iria, em Tomar, decorre até domingo, 22 de Outubro

Uma das feiras mais antigas da região ribatejana decorre até 22 de Outubro com várias atracções. Envolvimento da população é notório e tem sido valorizado pelos autarcas do concelho.

A inauguração da Feira de Santa Iria em Tomar decorreu a 13 de Outubro, no mercado municipal, com a tradicional visita do executivo, presidente da assembleia municipal, Hugo Costa, e vários autarcas e entidades do concelho nomeadamente directores dos agrupamentos escolares. A visita durou pouco mais de uma hora sendo que a comitiva fez questão de cumprimentar os feirantes desejando-lhes boas vendas. Uma das curiosidades mais marcantes ao longo do percurso foi o facto de muitos dos expositores desejarem, entre risos e abraços, “muita sorte” ao novo presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão (PS), que substituiu Anabela Freitas e vai liderar os destinos da autarquia nos próximos dois anos.
A edição deste ano tem um novo local para visitar: o mural em representação da Feira de Santa Iria, que está exposto no mercado municipal, feito por cerca de duas centenas de crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do Agrupamento de Escola Nuno Santa Maria, do Agrupamento de Escolas Templários de Tomar, do Jardim-Escola João de Deus e do Jardim de Infância A Quinta dos Encantos. Sob a orientação de Lucy Jackson, retrataram a essência da feira desde a procissão onde acontece o lançar das pétalas ao rio, as castanhas, farturas, Feira das Passas, algodão doce e os divertimentos.
A Feira de Santa Iria é uma das mais antigas da região e teve um papel preponderante no passado para garantir o abastecimento da população de produtos e materiais a que não conseguia aceder de outra forma. Hoje é completamente diferente o seu peso comercial, mas continua a ser um marco no calendário dos tomarenses. Também por isso o objectivo do município tem sido de a adaptar aos tempos actuais, quer na programação, quer na localização das diversas valências. O recinto do mercado vai acolher o parque de diversões e as tasquinhas; no passadiço junto à Casa dos Cubos vão estar os espaços de gastronomia e associativismo; na Rua dos Arcos o comércio em geral; no estacionamento lateral do Palácio da Justiça, a nascente, a Feira das Passas; por trás do tribunal, artesanato; em frente, automóveis e máquinas agrícolas; e na ampla praça da Várzea Grande, além do palco principal, os produtos locais e regionais, street food e bares das colectividades. A feira decorre até 22 de Outubro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo