Economia | 26-11-2023 15:00

VFX é dos primeiros concelhos no país a receber gasóleo renovável

Os concelhos de Vila Franca de Xira e de Matosinhos são os primeiros no país a ter disponível a nova oferta de gasóleo 100% renovável produzido através de matérias-primas de origem não fóssil.

Os concelhos de Vila Franca de Xira e de Matosinhos são os primeiros no país a ter disponível a nova oferta de gasóleo 100% renovável produzido através de matérias-primas de origem não fóssil, anunciou a petrolífera Galp em comunicado.
Segundo a empresa, o novo gasóleo renovável é um biocombustível de baixa intensidade carbónica, obtido a partir de matérias-primas residuais ou avançadas como óleos alimentares usados e resíduos de gordura animal, e permitirá uma redução das emissões de gases com efeitos de estufa (CO2) até 90% em comparação com o gasóleo fóssil tradicional.
“A sua utilização em viaturas com motor de combustão interna a diesel é em tudo idêntica à do gasóleo convencional”, explica a Galp, que escolheu Vila Franca de Xira pela sua forte dimensão logística. Este novo combustível é, de resto, destinado apenas a clientes empresariais e operadores logísticos com cartão frota e o alargamento deste novo combustível ao resto do país dependerá da procura do mercado. A ideia é ajudar a reduzir a pegada carbónica das empresas em casos onde a electrificação ainda não é uma solução prática e competitiva.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo