Coruche vai capacitar comércio local para digitalização de modelos de negócio
Projecto da Câmara de Coruche, que abrange 3,42 hectares do centro urbano da vila, resulta do financiamento de 547.664 euros atribuído pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A Câmara de Coruche vai capacitar o comércio local para a digitalização de modelos de negócio. Com um incentivo de 547 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projecto Bairro Comercial Digital “Lojas com Mais Gente” dá continuidade a uma política já em curso em Coruche, orientada em proximidade com associações de comerciantes para a transição digital, afirma o município em nota de imprensa. São 95 os estabelecimentos comerciais de Coruche que, em breve, vão integrar soluções e infraestruturas colectivas capacitando Coruche enquanto Smart City.
O projecto, que abrange 3,42 hectares do centro urbano da vila, resulta do financiamento de 547.664 euros atribuído pelo PRR. A candidatura do município foi aprovada e sedimenta a estratégia de modernização em curso, agora designada “Lojas com Mais Gente”, assente na digitalização e capacitação de operadores económicos e modelos de negócio. O investimento, distribuído pelas tipologias de conectividade e harmonização urbanística, plataformas electrónicas, digitalização da experiência de consumo, integração em soluções logísticas colectivas e digitalização de infraestruturas adjacentes, contempla os mais variados sectores de comércio e serviços, diz a autarquia.
Este projecto já apoiou, desde 2019, 68 candidaturas num valor global superior a 190 mil euros. O município tem executado políticas e projectos de gestão inteligente e sustentável no traçado de uma visão clara de futuro. “No desafio da transformação digital pretendemos transformar o bairro num ambiente tecnológico avançado que combine múltiplos vetores de competitividade, seguindo um modelo omnicanal inovador de gestão própria”, refere o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira.
O projecto prevê a implementação de um bairro comercial digital conectado, interactivo, facilmente identificável, presente em marketplaces e sobretudo acessível a todos em tempo real e tudo agregado num único website e aplicação, simples e fácil de usar. A plataforma Payshop Online Payments (POP) disponibiliza aos comerciantes um conjunto de métodos de pagamento online comuns no mercado, ao passo que a digitalização da experiência de consumo proporciona meios de gestão informada do negócio e de stocks, bem como sistemas de informação que facultam valiosos dados e métricas de análise. Para capacitar os comerciantes e alavancar o projecto serão promovidas no início de 2024 acções de formação profissional para trabalhadores do sector privado em marketing e publicidade, vendas e divulgação online, e protecção de dados.