Economia | 17-02-2024 18:00

Abrantes instala contadores inteligentes para reduzir perdas de água

Município de Abrantes vai investir 75 mil euros na substituição de mais de oito centenas de contadores de água comuns por dispositivos inteligentes que permitem medir o consumo real e identificar fugas de água.

A Câmara de Abrantes, através dos Serviços Municipalizados, vai investir 75 mil euros na instalação de contadores inteligentes dando continuidade a uma medida iniciada em 2019 para reduzir as perdas de água no concelho, informou na sessão camarária de 7 de Fevereiro o presidente do município, Manuel Valamatos. Nesta fase vão ser instalados ao longo dos próximos 60 dias mais 840 contadores sendo 595 dos dispositivos colocados em habitações e 245 em grandes consumidores, que vão passar a pagar “verdadeiramente aquilo que gastam”, deixando de haver estimativas de consumo.
De acordo com o autarca socialista, o projecto-piloto que arrancou em 2019 com a instalação de 23 contadores de água inteligentes na Esteveira “correu sem falhas e foi totalmente ao encontro das expectativas” permitindo a leitura automática assim como a identificação de fugas nas casas das pessoas e um maior controlo no consumo. “Já foram pessoas avisadas que possuíam uma fuga em casa à custa de termos instalado este tipo de contador”, salientou Valamatos.
Apesar de Abrantes ser “um dos municípios com menos perdas” de água, sublinhou o autarca, continua a haver desperdício através de fugas que se traduz em “muitos milhares de euros”. Nesta fase vão avançar em primeiro com a instalação dos contadores nos grandes consumidores nas localidades de Barrada, Água Travessa, Foz, Brunheirinho, Vale Horta e Vale Cortiços. Além das habitações particulares serão também instalados contadores nas bocas-de-incêndio de maior utilização para um maior controlo das perdas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo