Economia | 27-06-2024 13:33

Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas sublinha a importância da economia local

Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas sublinha a importância da economia local

Segundo a Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI, o distrito de Santarém tinha 151 pequenas e médias empresas com o estatuto de PME Excelência em 2022, último ano com dados oficiais.

Hoje comemora-se o Dia Mundial das Micro, Pequenas e Médias Empresas, sector da economia que tem cada vez maior importância na região. Segundo a Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI, o distrito de Santarém tinha 151 pequenas e médias empresas (PME) com o estatuto de PME Excelência em 2022, último ano com dados oficiais.
Das 151 pequenas e médias empresas, o concelho de Ourém tinha o maior número, com 46 PME, seguido por Santarém, com 23, e Benavente, com 12 PME. A nível nacional, as PME do distrito de Santarém correspondem a 3,8% do total do país.
No último mês de Março, 24 PME da região de Santarém viram aprovadas candidaturas a fundos comunitários num total de cerca de 1,5 milhões de euros, E nesta altura está aberta até 31 de Julho a primeira fase das candidaturas ao Sistema de Incentivos de Base Territorial para a Lezíria do Tejo, território que engloba 11 concelhos da região.
Este incentivo do Portugal 2030, programa de fundos comunitários, tem como objectivo contribuir para o emprego, modernização e resiliência das economias locais, apoiando investimentos de pequena dimensão para a criação de micro e pequenas empresas, com uma taxa de financiamento de até 50%.
O Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, com o objetivo de consciencializar as contribuições das PME para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de preservação climática, das Nações Unidas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo