Projecto de promoção da saúde mental em escolas da ULS Lezíria tem sido um sucesso
Mais de 1.300 alunos já participaram no projecto desenvolvido pela Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência (ECSM-IA) da Unidade Local de Saúde da Lezíria há dois anos.
A Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência (ECSM-IA) da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULA da Lezíria) implementou há dois anos um projecto de promoção da Saúde Mental nos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Salvaterra de Magos e Rio Maior, intitulado de “Influencers da Saúde Mental”. O projecto já contou, até ao momento, com a participação de 1.341 jovens e consiste na realização de acções de sensibilização, desenvolvendo-se durante um período de três anos lectivos. Inicia-se nas turmas do 7.º ano e prolonga-se durante os três anos de frequência no 3.º ciclo (7º-9º ano).
O principal objectivo do “Influencers da Saúde Mental” é aumentar o bem-estar emocional, psicológico e social dos pré-adolescentes e adolescentes e, consequentemente diminuir a probabilidade de desenvolvimento de patologias do foro da Saúde Mental. De acordo com a equipa, o projecto permite “aumentar a literacia em Saúde Mental, desenvolver as competências pessoais, emocionais e sociais, promover as relações interpessoais, minimizar o impacto negativo das redes sociais, fomentar novas intervenções para a abordagem das dependências e capacitar os jovens no estabelecimento de objectivos pessoais futuros”.