Economia | 09-11-2024 21:00

Arruda dos Vinhos vai reforçar trabalho de proximidade com agricultores

Arruda dos Vinhos vai reforçar trabalho de proximidade com agricultores
Festa da Vinha e do Vinho voltou a mostrar as qualidades do sector vinícola arrudense e da região

Festa da Vinha e do Vinho voltou ao pavilhão multiusos de Arruda dos Vinhos para mostrar o que o sector faz de melhor no concelho e na região. Certame é para continuar e o dia dedicado aos profissionais, que este ano se realizou pela primeira vez, será para continuar em 2025.

O sector agrícola do concelho de Arruda dos Vinhos é fundamental para a economia local, em particular a produção vinícola, e por isso o município vai reforçar no futuro o trabalho de proximidade com os agricultores para os ajudar a ter sucesso. A convicção foi deixada pelo presidente do município, Carlos Alves, durante a abertura da 27ª edição da Festa da Vinha e do Vinho que se realizou de 30 de Outubro a 3 de Novembro no pavilhão multiusos da vila.
“Queremos trabalhar mais com os nossos agricultores e saber extrair os melhores resultados. Vamos apoiar o desenvolvimento agrícola do nosso concelho. Isto não vai ficar por aqui. Iremos aprofundar estas parcerias e ligações em prol dos nossos agricultores. O futuro do sector está nas nossas mãos e as potencialidades são muitas”, afirma Carlos Alves.
A festa, notou o autarca, é mais do que uma celebração: representa a alma e a história de Arruda dos Vinhos. “O vinho e a vinha estão profundamente enraizados na identidade de Arruda e têm sido ao longo das gerações um símbolo de esforço, dedicação e resistência”, elogiou o autarca, admitindo que nunca como hoje o sector sentiu tantos desafios.
“A pandemia, alterações climáticas, flutuações de mercado e as dificuldades que atingem a agricultura não poupam os agricultores, é bom lembrar que a nossa terra, o nosso clima e o trabalho incansável de quem cuida das vinhas são prova de que o potencial é imenso e há oportunidades a explorar”, notou o autarca, lembrando as potencialidades do enoturismo e da exportação vinícola. Pela primeira vez este ano a festa incluiu um dia reservado aos profissionais do sector, com colóquios e apresentações dirigidas especialmente a quem trabalha a vinha. Uma aposta que, defende o município, será para continuar na edição do próximo ano.
Presente na abertura do certame esteve Francisco Toscano, presidente da direcção da Comissão Vitivinícola de Lisboa, que elogiou a importância dos produtores de Arruda dos Vinhos no quadro dos vinhos de Lisboa. “Temos produtores fantásticos em Arruda. É verdade que o sector enfrenta desafios, mas os vinhos de Lisboa cresceram 4% este ano face ao panorama nacional o que é fantástico. Temos aqui produtores resilientes que continuam a investir e têm tido um caminho de sucesso e qualidade”, elogiou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1696
    25-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1696
    25-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo