CCDR Centro visita Centro Tecnológico das Indústrias do Couro
Do Médio Tejo participam na segunda edição do pacto institucional nove entidades, incluindo municípios, associações, entidades do sistema científico e tecnológico.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região Centro está a promover um roteiro da economia circular para permitir a aprendizagem e partilha de estratégias, desafios e potencialidades.
A edição deste ano do roteiro abrange um conjunto de oito visitas a entidades que subscreveram, em Novembro de 2023, a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro. O roteiro arrancou a 13 de Novembro com uma visita ao Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC), situada em Alcanena. O CTIC é uma das entidades que subscreveu, o ano passado, o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido o compromisso de promover a valorização de efluentes do processo de curtumes para estudo, bem como a valorização de resíduos de outras indústrias para aplicar no processo industrial de curtumes. As inscrições para as futuras visitas podem ser realizadas em https://agendacircular.ccdrc.pt/roteiro.
Do Médio Tejo participam na segunda edição do pacto institucional nove entidades, incluindo municípios, associações, entidades do sistema científico e tecnológico, entre outras. No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar 23 acções de economia circular, que incidem em estratégias de circularidade diversificadas, que vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos.
Entre as entidades subscritoras estão a APIC - Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes; as câmaras municipais de Alcanena, Tomar e Vila de Rei; a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro; Instituto Politécnico de Tomar; TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo e a VALNOR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.