Casa dos Beirões do Ribatejo com candidatura aprovada para projecto de 1,6 milhões
A Casa dos Beirões do Ribatejo viu a sua candidatura aprovada, o que permite avançar com o projecto de 1,6 milhões de euros para a construção de um lar na localidade do Grainho, em Santarém, na urbanização do Casal do Pereiro.
A Associação Casa dos Beirões no Ribatejo, presidida por Dionísio Abreu de Campos, viu aprovada a sua candidatura para colocar de pé um projecto de 1,6 milhões de euros na construção de um lar na localidade do Grainho, em Santarém, na urbanização do Casal do Pereiro. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Santarém, João Leite, que confessou ter recebido a notícia com entusiasmo. “Um sonho com várias décadas que se torna agora uma realidade. Aumentaremos a resposta numa área tão essencial. O apoio aos nossos idosos é fundamental e um imperativo de consciência. O município apoia financeira este projecto social que visa atribuir uma resposta com conforto e bem-estar para a nossa população”, afirma.
Recorde-se que a associação, que tem cerca de um milhar de sócios pagantes, muito devido à actividade regular que tem desenvolvido no concelho de Santarém e não só, aguarda há vários anos pela conclusão da obra do novo lar. Em 2014 iniciou-se o projecto do complexo social e em 2018 deu-se início à obra. A empreitada engloba um lar, um centro de dia, a prestação de apoio domiciliário e um centro de convívio. Embora ainda falte muito para concluir a obra, já está construído um salão, a recepção, biblioteca, três salas da área administrativa, um posto médico, três salas de fisioterapia, espaço de lavandaria, o salão que serve para centro de dia e convívio e parte da cozinha. O que está por finalizar são os acabamentos da primeira área já construída e a construção do bloco do lar. Cerca de 500 mil euros já foram investidos na obra. A área total é de 2.100 metros quadrados. O lar vai ter 20 quartos (40 utentes) sendo que o apoio domiciliário vai ser dado a meia centena de pessoas. O centro de dia visa acolher 25 pessoas.