Obras no Campo Infante da Câmara em Santarém em três fases e até 2032
Intervenção de requalificação urbana no antigo campo da feira, no centro de Santarém, começou na zona envolvente à Praça de Touros e vai abranger cerca de 10 hectares. Obras, faladas há três décadas, vão ser diluídas no tempo e durar pelo menos oito anos.
Já estão em curso as obras da primeira fase da requalificação e regeneração urbana do Campo Infante da Câmara, no centro de Santarém, e o presidente do município, João Leite (PSD), aproveitou a embalagem para apresentar, mais uma vez, os planos da autarquia para aquele espaço, desta vez na reunião do executivo de 14 de Janeiro de 2025.
A empreitada começou na zona envolvente à Praça de Touros Celestino Graça e vai contar também com intervenção privada na requalificação da Rua António José de Souto Barreiros Mota por parte do promotor da urbanização. Serão melhorados os acessos, criada uma ciclovia e plantadas árvores, entre outros melhoramentos. Ainda de iniciativa privada, está prevista a construção de um centro de estágios por iniciativa da União de Santarém, entre as traseiras da Casa do Campino e o Campo Chã das Padeiras.
A segunda fase, a executar entre 2025 e 2028, prevê a criação de um parque verde urbano denso, que proporcione frescura, sombras e espaços de lazer. João Leite disse que a autarquia está a tramitar com uma equipa externa a elaboração do projecto de execução.
Transformar praça de touros em recinto multiusos
A terceira fase, com execução prevista de 2027 a 2032, prevê a criação de uma praça central junto ao parque urbano, com um novo fórum multiusos, áreas de sombra, espaços de estadia e lazer, e vegetação de grande porte, integrando ainda um espelho de água. O presidente da autarquia referiu ainda que a Câmara de Santarém está a negociar com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém um protocolo que possibilite que o município venha a assumir a gestão da Praça de Touros Celestino Graça, com o objectivo de a transformar num espaço multiusos.
“Em parceria com a Misericórdia de Santarém, estamos a construir uma solução para que a Praça de Touros possa ter outro tipo de resposta. Espero em Março ter esse dossiê fechado. Queremos criar uma solução positiva que vai dar resposta para recebermos espectáculos e eventos com impacto relevante no nosso território”, referiu João Leite, acrescentando que “é necessária uma visão multidisciplinar, transversal e que coloque esta zona nobre da cidade numa dimensão de política pública de regeneração urbana de compromisso social, cultural e económico, reforçando Santarém no contexto regional e nacional”.