Castanheira do Ribatejo recebe um dos maiores centros de dados da Europa
![Castanheira do Ribatejo recebe um dos maiores centros de dados da Europa Castanheira do Ribatejo recebe um dos maiores centros de dados da Europa](https://images.impresa.pt/mirante/2025-01-29-eco---data-center-castanheira-fernando-paulo-ferreira.jpg-f8e4cb32/16x9/mw-900)
Campus de Data Centers e um Centro de Inovação Tecnológica vão nascer na Plataforma Logística da Castanheira do Ribatejo e prometem colocar nos próximos anos o concelho de Vila Franca de Xira na vanguarda do trabalho qualificado das áreas da inteligência artificial, investigação e desenvolvimento de tecnologias da informação.
Estão em curso, na Plataforma Logística da Castanheira do Ribatejo, as obras de construção da primeira de cinco fases de um novo campus de data centers, focados no desenvolvimento de inteligência artificial generativa e computação avançada. A expectativa dos promotores privados, Merlin Properties e Edged Energy, é vir a ter a primeira unidade pronta a comercializar em 2027, com um investimento global, quando todo o projecto estiver pronto, a rondar os mil milhões de euros.
O espaço promete vir a colocar o concelho de Vila Franca de Xira no mapa dos hubs tecnológicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) servindo-se da localização estratégica e dos recursos renováveis como factores diferenciadores. O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS), destaca o papel importante do município na captação deste tipo de investimentos, lembrando que se trata de um projecto “inovador e sustentável”, neutro em carbono e sem utilização de água no processo de arrefecimento dos futuros servidores informáticos.
“Vem afirmar a competitividade do concelho em investigação e desenvolvimento e tecnologias da informação, representando um acréscimo significativo na oferta de postos de trabalho altamente qualificados e um contributo relevante para o crescimento da economia digital em Portugal”, explicou o autarca. A Plataforma Logística poderá vir também a acolher um projecto pioneiro com um posto de carregamento para veículos pesados eléctricos, que se encontra em fase de estudo.
“Conseguimos captar um investimento de mil milhões de euros para a instalação de um data center e um Centro de Inovação Tecnológico, que assim dará corpo e robustez à nova centralidade empresarial que está a nascer na Castanheira do Ribatejo. A acção do município foi fundamental para a sua captação, aprovação e implementação”, explica Fernando Paulo Ferreira.
Para os promotores do projecto, a região oferece uma conectividade de fibra “excepcional”, com 10 cabos submarinos intercontinentais próximos de Lisboa, além de um grande compromisso com a produção de energia renovável e design sustentável.