Mercadinho d’Arruda dos Vinhos abriu portas aos interessados
![Mercadinho d’Arruda dos Vinhos abriu portas aos interessados Mercadinho d’Arruda dos Vinhos abriu portas aos interessados](https://images.impresa.pt/mirante/2025-02-05-eco---mercadinho-de-arruda-03---foto-cma.jpg-dd9c01f8/16x9/mw-900)
Abertura do espaço está prevista para Abril e o município de Arruda dos Vinhos abriu as portas do espaço na última semana para que os interessados a concorrer às bancas o pudessem visitar.
Mais de uma dezena de comerciantes interessados em candidatar-se às bancas existentes no novo Mercadinho D’Arruda, em Arruda dos Vinhos, visitaram o espaço na última semana, num dia aberto promovido pelo município. Os potenciais candidatos puderam conhecer as diferentes bancadas disponíveis, com áreas como peixaria, talho, loja de fruta e legumes, espaço biológico, cafetaria e restauração.
“Os interessados visitaram o espaço e recolheram informações sobre o concurso público para atribuição das bancas, que deverá avançar nos próximos dias”, informa o município. A acompanhar os técnicos do município esteve o presidente da câmara, Carlos Alves (PS), que voltou a garantir que as obras no mercado decorrem a bom ritmo e que tudo aponta para que estejam prontas em Abril deste ano.
A obra de adaptação do antigo mercado municipal da vila, recorde-se, andou num impasse durante seis anos depois da empresa que inicialmente estava a fazer a obra ter entrado em insolvência. O projecto foi anunciado em 2018 e nesse ano apresentado aos comerciantes, prometendo revolucionar o conceito do espaço, adaptando-o aos tempos modernos, com zonas de refeição, fruição e lojas, além das tradicionais bancas do mercado e uma enoteca que será destinada a promover os vinhos de Arruda.
A obra foi inicialmente adjudicada por um valor a rondar os 200 mil euros, com quase metade do valor a ser co-financiado por fundos comunitários. Mas esse valor escalou após a pandemia para quase meio milhão de euros. Quando a firma que estava a realizar a obra abriu insolvência, essa circunstância obrigou o município a lançar novo procedimento concursal para tentar concluir os trabalhos.
O projecto para o chamado Mercadinho de Arruda foi apresentado em 2018 e dado a conhecer aos comerciantes do mercado com a promessa de que seria uma obra que iria mudar a face do mercado, modernizando-o e adaptando-o às vivências modernas.