António Carias de Sousa reeleito presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros
![António Carias de Sousa reeleito presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros António Carias de Sousa reeleito presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros](https://images.impresa.pt/mirante/2025-02-12-eco---eleicao-ordem-dos-engenheiros---2015.jpg-d3f48ed8/16x9/mw-900)
Fernando de Almeida Santos foi reeleito bastonário da Ordem dos Engenheiros para o triénio 2025-2028. Na Região Sul foi eleito António Carias de Sousa e na Região Centro da Ordem dos Engenheiros foi eleita Isabel Lança.
António Carias de Sousa e Isabel Lança foram eleitos presidentes do Conselho Directivo da Região Sul e Centro da Ordem dos Engenheiros, respectivamente. Recorde-se que António Carias de Sousa candidatou-se contra José Eduardo Marçal, engenheiro de Abrantes, que integrou a sua lista e que era o presidente do conselho disciplinar da região sul.
António Carias de Sousa encabeçou a lista RA com o mote “Valorizar Engenheiros para Valorizar Portugal”. Diz que apresenta uma equipa comprometida com a defesa da profissão e o desenvolvimento da sociedade, numa região que possui mais de 32.500 engenheiros inscritos. O engenheiro aposta na formação contínua, com maior divulgação externa, e apoiar oportunidades de desenvolvimento profissional, com destaque para áreas como cibersegurança, IA, sustentabilidade, Building Information Modeling - BIM, eficiência energética e Environmental, Social and Governance. O agora presidente aposta ainda no reforço da comunicação e marketing, na criação de parcerias estratégicas e na valorização da experiência dos engenheiros seniores.
Na lista estava também Elisa da Silva (candidata a vice-presidente), Rita Moura (candidata a secretário), Pedro Santos Coelho (candidato a tesoureiro) Carla Melfe de Figueiredo (candidata a vogal), Daniel Vaz Silva (candidato a vogal) e Susana Antas Serôdio (candidata a vogal).
Na mesma eleição, que se realizou a 8 de Fevereiro, foi reeleito Bastonário da Ordem dos Engenheiros Fernando de Almeida Santos. A acompanhá-lo estão Dina Dimas e Jorge Liça, eleitos para a vice-presidência nacional. O acto eleitoral teve um total de mais de quatro centenas de lugares eleitos e foi realizado, pela primeira vez, de forma totalmente electrónica.
![](https://images.impresa.pt/mirante/2025-02-12-eco---ana-luis-e-a-nova-delegada-de-santarem-da-ordem-dos-engenheiros.jpg-ab7b9a28/original/mw-500)
Ana Luís é a nova delegada distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros
A engenheira de minas Ana Luís é a nova delegada de Santarém da Ordem dos Engenheiros, eleita pela primeira vez para o cargo na lista de António Carias de Sousa, que foi reeleito para a presidência da Região Sul, na qual está inserida o distrito de Santarém. As eleições terminaram no sábado, com a equipa de Ana Luís, que inclui os adjuntos Adelino Miguel Saldanha e Margarida Reis, e o suplente André Valentim, a conquistar 107 votos dos engenheiros do distrito de Santarém, contra 95 da outra lista, cujo candidata a delegada era Magda Ferreira, na lista do engenheiro de Abrantes, José Eduardo Marçal.
Ana Luís é licenciada pelo Instituto Superior Técnico e considera-se uma apaixonada pela profissão. Actualmente é directora de qualidade e ambiente na Aventia-Gestão de Resíduos, lda.
A nova presidente da delegação distrital tem experiência em funções dirigentes na ordem como delegada adjunta de Santarém nos últimos anos. A Região Sul da Ordem dos Engenheiros tem 32.500 membros e abrange os distritos de Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.
Na candidatura, a lista dizia pretender contribuir para uma ordem mais jovem e renovada, na linha dos objectivos que tem seguido desde as eleições de 2023, salientando que estão alinhados num conceito de uma Ordem dos Engenheiros rejuvenescida e mais próxima dos seus membros.