Economia | 28-02-2025 15:00

Médio Tejo acolheu reunião de projecto dedicado ao desenvolvimento das zonas rurais

Médio Tejo acolheu reunião de projecto dedicado ao desenvolvimento das zonas rurais
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, acolheu participantes de Portugal, Espanha e França

Objectivo do projecto HITTS é valorizar as singularidades do património cultural e natural das zonas rurais do espaço SUDOE, através da revitalização do património e da colaboração público-privada, promovendo o turismo sustentável e ecológico.

A região do Médio Tejo acolheu, durante os dias 12 e 13 de Fevereiro, a terceira reunião transnacional do projecto HITTS - (Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability). A comitiva, com representantes de fundações, associações, municípios, comunidade intermunicipal, entre outros participantes, provenientes de Portugal, Espanha e França, esteve reunida na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar.
Durante a manhã do dia 12 debateram-se vários assuntos, entre os quais os projectos em desenvolvimento por cada instituição, as regras de comunicação do HITTS, os stakeholders, as metodologias criadas, tendo sido abordado o tema da “Partilha e (re)criação de uma história comum do território SUDOE”. No período da tarde, e com a participação de João Tomaz Simões, professor no Instituto Politécnico de Tomar, foi desenvolvido um workshop dedicado à metodologia de identificação de boas práticas de reutilização e valorização patrimonial no território SUDOE. O dia culminou com uma visita ao Convento de Cristo, em Tomar.
Os trabalhos continuaram no dia 13, com várias tarefas associadas à execução do projecto, sendo que a sessão contou com a presença dos parceiros locais do projecto no Médio Tejo: ADIRN, Pinhal Maior e TAGUS, que deixaram os seus contributos. Durante a tarde, a comitiva internacional esteve no concelho de Sardoal, numa visita à Cooperativa Artelinho e à Quinta do Côro, onde foram muito bem-recebidos. Conheceram a realidade local e tiveram oportunidade de trocar impressões com os representantes destas casas, conhecendo a sua história e provando os seus produtos.
Recorde-se que o HITTS foi criado para enfrentar desafios comuns das regiões rurais do SUDOE, nomeadamente: o despovoamento e envelhecimento populacional nas zonas rurais, a saída de recursos humanos qualificados, a falta de valorização e reutilização do património cultural e natural. Reúne vários parceiros, entre os quais se encontra a CIM Médio Tejo, que está a trabalhar a preservação do património cultural e natural no contexto da promoção do Enoturismo. São oito os beneficiários do projecto: Fundação Huerta de San Antonio-Úbeda (ES); Fundação Valle Salado de Añana (ES); Associação de Desenvolvimento de Campo de Montiel e Campo de Calatrava Tierras de Libertad (ES); Escola Superior de Turismo de Múrcia S.L. (ES); Município de Montalegre (PT); Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (PT); Syndicat mixte d’aménagement et de gestion du Parc naturel régional des Grands Causses (FR); e L’Aven Armand – Montpellier le Vieux SA (FR). O HITTS é financiado no âmbito do Programa Interreg Sudoe, que apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projectos transnacionais através do FEDER.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Vale Tejo