Reciclagem em Portugal aumenta 4% no primeiro trimestre de 2025
No 1.º trimestre de 2025, já foram recicladas, por via da recolha selectiva, mais de 116 mil toneladas de resíduos de embalagens em Portugal.
No primeiro trimestre de 2025, Portugal registou um volume de recolha selectiva superior a 116 mil toneladas de resíduos de embalagens de Vidro, Plástico, Papel e Cartão, Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos, Aço, Alumínio e Madeira. Os dados oficiais do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), indicam um aumento global de 4% comparativamente ao período homólogo de 2024. Apesar dos esforços contínuos, a reciclagem de vidro em Portugal ainda continua com níveis que preocupam o sector, com um aumento de apenas 0,2% no volume recolhido, no primeiro trimestre do ano, totalizando 48.665 toneladas. Este ritmo estagnado coloca em risco o cumprimento das ambiciosas metas de reciclagem de 70% estabelecidas para 2025, para este material.
Em 2024, o SIGRE encaminhou para reciclagem cerca de 50% das embalagens de vidro colocadas no mercado, um desvio de 10% em relação à meta nacional de 60%. Para reverter este cenário e alcançar os objectivos propostos, é imperativo um esforço conjunto e coordenado de todos os agentes da cadeia, desde fabricantes e produtores, sistemas de gestão de resíduos urbanos, empresas, consumidores e entidades gestoras, a fim de impulsionar a separação e recolha de vidro em todo o país, refere a entidade em comunicado.