Economia | 10-05-2025 07:00

Sabores do Toiro Bravo em Coruche promoveram autenticidade ribatejana

Sabores do Toiro Bravo em Coruche promoveram autenticidade ribatejana
Inauguração do evento, que envolveu autarcas e população, arrancou com apontamentos gastronómicos na Praça de Toiros de Coruche

A carne de toiro bravo esteve em destaque na Praça de Toiros de Coruche durante o certame que atraiu milhares de pessoas. Nele cruzou-se a gastronomia ribatejana, a cultura tauromáquica e a animação popular.

Em Coruche, a carne de toiro bravo voltou a ocupar o centro da festa com os Sabores do Toiro Bravo, certame que decorreu de 1 a 4 de Maio na Praça de Toiros. O arranque da 21.ª edição deu-se quarta-feira, 1 de Maio, com uma abertura intercultural que juntou Chile e Portugal, num verdadeiro intercâmbio de dança e música. Sete restaurantes serviram pratos típicos e criativos, com o toiro bravo como rei da ementa. Houve música ao vivo, folclore, animação para miúdos e graúdos, oficinas, artesanato e até experiências tauromáquicas para toda a família.
O presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira (PS), afirma que o certame Sabores do Toiro Bravo, que completou este ano 21 edições, representa um evento autêntico e único no país, promovendo não apenas a gastronomia local, mas também a identidade ribatejana e o património cultural associado à tauromaquia. “Este certame promove o Ribatejo, a autenticidade, a tauromaquia, a gastronomia e todo o potencial que este concelho e esta região têm para cativar o turismo”, vinca o autarca, acrescentando que Coruche consagrou a tauromaquia como património cultural imaterial local, reforçando-se, pois, a importância de salvaguardar esse legado.
Francisco Oliveira realçou o percurso de mais de duas décadas do evento, que considera um motivo de orgulho para os coruchenses. A aposta na valorização da carne de toiro bravo reflecte-se também na dinamização da economia local, com vários restaurantes do concelho a incluírem pratos confeccionados a partir desta carne nas suas ementas. “Esta gastronomia promove a economia local e, ao longo do ano, nos restaurantes é possível encontrar estes pratos em algumas das ementas”, destacou.
Segundo o presidente do município, a criação desta carne é feita nos montados da lezíria, contribuindo para a rentabilidade das ganadarias e dos produtores locais, assim como para o comércio e a actividade económica da região. Coruche convidou nos primeiros quatro dias de Maio a saborear a tradição, a cultura e a alma ribatejana com bravura no prato e alegria no coração.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Vale Tejo