Município de VFX deu 30 mil euros aos comerciantes com as montras mais bonitas do Natal
Presidente do município acredita que o concurso de montras de Natal, mais do que atrair clientes para os estabelecimentos comerciais do concelho, pode ajudar quem neles trabalha.
Na edição deste ano do concurso de montras de Natal promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira, participaram 102 estabelecimentos comerciais do concelho, mais seis do que no ano passado, tendo os vencedores sido anunciados na última semana.
Nesta sexta edição do prémio o município entregou 30 mil euros em prémios aos comerciantes. A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu a 26 de Janeiro na Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira.
Na edição deste ano concorreram 11 lojas da União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz; 27 da União das Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho; 13 da União das Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras; 20 da União das Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa; 10 da freguesia de Vialonga e 21 da freguesia de Vila Franca de Xira.
O concurso das montras de Natal atribui prémios aos quatro primeiros classificados de cada freguesia, no valor de 2.000, 1.500, 1.000 e 500 euros, respectivamente, representando um investimento financeiro total de 30 mil euros por parte da câmara municipal. No total foram distinguidos 24 estabelecimentos comerciais, reconhecendo a criatividade, originalidade e espírito natalício das montras apresentadas.
Na União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, o primeiro prémio foi atribuído à Fotografia João, seguindo-se a Claralux – Instalações Eléctricas em segundo lugar, a 3 EMES em terceiro e a S. Mulher em quarto. Na União das Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, o primeiro prémio distinguiu a Nanisa Instituto de Beleza, o segundo a Silhouette Concept Store, o terceiro a Dina Boutique e o quarto a Florista Alice Santos. Na União das Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, a Morpin conquistou o primeiro prémio, a Colher de Pau o segundo, a Drogaria O Trevo o terceiro e a Loja da Ana – Presentes com Requinte o quarto. Na União das Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, o primeiro prémio foi atribuído à Lília Beirão – Beleza e Estética, o segundo à M&M, o terceiro à Lady Flor e o quarto à Rian Store. Na Freguesia de Vialonga, o primeiro prémio distinguiu as Receitas da Mãe Inês, seguido do Baú da Flor em segundo lugar, da Candy Secret Boutique em terceiro e da Character Fashion – Loja 10 em quarto. Já na Freguesia de Vila Franca de Xira, o primeiro prémio foi atribuído à Decorlux, o segundo à Papelaria Ricardo, o terceiro ao Cabide Mágico e o quarto à Graciosa – Estética Integrativa.
Durante a sessão o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, voltou a sublinhar a importância da colaboração para o sucesso da iniciativa. O autarca reafirmou o empenho do município na valorização do comércio local, destacando a criação de uma nova ferramenta de “mercado digital”, uma aplicação móvel à qual os comerciantes serão convidados a aderir em breve, num trabalho que está a ser desenvolvido em Vila Franca de Xira e que será posteriormente alargado a todo o concelho.


