Economia | 03-10-2026 07:00

Empresária de Tomar conquista Ouro em Cannes com curta‑metragem para o Mosteiro do Leitão

Empresária de Tomar conquista Ouro em Cannes com curta‑metragem para o Mosteiro do Leitão
Zita Freire saiu vitoriosa em Cannes - foto DR

Filme criado por Zita Freire e produzido pela Ideias com Pernas vence Gold Dolphin nos Cannes Corporate Media & TV Awards 2026.

Zita Freire, de Tomar, levou o nome do Mosteiro do Leitão ao palco internacional de Cannes, onde a curta‑metragem “Histórias que se ouvem, Memórias que ficam” foi distinguida com o Gold Dolphin na categoria Films for Holidays and Special Occasions, dos Cannes Corporate Media & TV Awards 2026. A produção, realizada e produzida pela Ideias com Pernas, nasceu de uma ideia e argumento da empresária, que destaca a influência da sua formação em Neurociência na criação de histórias capazes de gerar ligação emocional com o público.
O filme apresenta duas realidades numa mesa de Natal: uma família dominada pela tecnologia e outra centrada na conversa e no convívio. A curta inclui uma experiência sensorial baseada em áudio, onde participantes anónimos reagiram apenas aos sons de cada cenário, reforçando a importância das memórias criadas à mesa. A voz off é da actriz Inês Castel‑Branco.
A competição de Cannes distingue anualmente filmes corporativos e branded content de vários países, e a vitória coloca a marca portuguesa e a criadora tomarense entre os projectos mais relevantes da comunicação audiovisual internacional.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias