Economia | 22-01-2022 15:00

Regras para garantir autenticidade do couro português já estão em vigor

Regras para garantir autenticidade do couro português já estão em vigor

Associação dos Industriais de Curtumes fala no “culminar de um longo caminho”.

Foi publicado no dia 4 de Janeiro o Decreto-Lei n.º 3/2022 que regulamenta a autenticidade do Couro em Portugal. O mesmo em vigor no primeiro dia do ano (com um período transitório para os produtos já colocados no mercado até ao escoamento e com data-limite até 31/12/2022).
O novo decreto define o termo “couro” e estabelece as condições da sua utilização, enquanto denominação da composição dos produtos colocados no mercado nacional contribuindo para uma concorrência leal entre os operadores económicos e privilegiando a escolha esclarecida e informada por parte dos consumidores.
No preâmbulo do diploma é referido que a comercialização dos produtos de couro tem vindo a assumir uma importância crescente ao nível da União Europeia e que a indústria dos curtumes representa hoje um segmento estratégico da economia, que alia a tradição à inovação contínua.
Para justificar a regulamentação são salientados os danos para consumidores e para a indústria provocados pelas utilizações enganosas de termos amplamente difundidos como forma de aproximação às características únicas do couro.
“A crescente diversidade de produtos que utilizam o couro como matéria-prima é, cada vez mais, confrontada com a disponibilização no mercado de produtos sintéticos que, recorrendo a denominações pouco precisas e abusivas, dão origem a interpretações erradas sobre a sua composição, falseando a concorrência e distorcendo a informação que chega aos consumidores”, lê-se. A APIC – Leather from Portugal – Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes, com sede em Alcanena, refere numa nota de imprensa que a publicação do Decreto-Lei é o “coroar” de um longo caminho e agradece “em especial a António Oliveira, do IAPMEI que se envolveu e dedicou pessoalmente para que o diploma fosse uma realidade.
A associação lembra que a sua “direcção e, em especial, o seu presidente, Nuno Carvalho, sempre estabeleceram o reconhecimento da “autenticidade do Couro em Portugal” como um dos grandes objectivos dos seus mandatos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo