O Dia da Vila do Sobralinho, que assinala os 25 anos de elevação a vila, daquela localidade do concelho de Vila Franca de Xira, é celebrado a 4 de Junho, sábado, com uma cerimónia de atribuição de Galardões de Mérito no Pavilhão Municipal a partir das nove e meia da noite.
Este ano são distinguidos João Areias (Mérito Autárquico), Maria João Amante (Mérito Cultural), ARPIFS – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia do Sobralinho (Mérito Social), Rogério Matias (Mérito Desportivo), Sandometal (Mérito Empresarial) e Ana Catarina Pereira (Galardão Vila do Sobralinho). A entrada é livre, limitada à lotação do espaço. Durante a cerimónia actuarão os “2OFUS”.
De manhã, a partir das 10h00, a Banda da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, percorrerá as ruas do Sobralinho, a partir do edifício da junta de freguesia, passando junto da União Desportiva e Cultural da Aldeia do Sobralinho (UDCAS), Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Sobralinho (ARPIFS), Centro Social para o Desenvolvimento do Sobralinho (CSDS) e Grupo Columbófilo. A freguesia do Sobralinho foi unida à freguesia de Alverca do Ribatejo na sequência da reorganização administrativa de 2013 integrando actualmente a União das Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.
Últimas
Jorge Figueira tem exposição fotográfica
sobre os 90 anos do Colete Encarnado
Intitulada “Gentes com Alma” a exposição da autoria de Jorge Figueira presta homenagem às principais figuras que ajudaram a realizar, ao longo de 90 anos, a maior festa do concelho de Vila Franca de Xira, o Colete Encarnado. Fotografou pela primeira vez aos 15 anos e actualmente tem uma colecção com mais de meia centena de máquinas fotográficas e de filmar.
Sopa da pedra enlatada causa alarme em Almeirim
Menos de dois meses de ter sido certificada como especialidade tradicional pela União Europeia, começou a aparecer sopa da pedra enlatada em supermercados, o que já fez soar o alerta na Câmara de Almeirim, que já pediu uma avaliação jurídica à situação. O município não quer que o prato típico da cidade seja desvirtuado e que a sopa em lata venha criar más interpretações e má imagem à especialidade gastronómica.
Drogaria Popular em Alverca é negócio familiar com seis décadas
Drogaria Popular tem as portas abertas desde 1962. Em Alverca é conhecida por ser o sítio onde se encontra de tudo um pouco, facto que se explica por existirem mais de 35 mil artigos para venda. O negócio é familiar e neste momento é gerido pelos irmãos Ana Afonso e Romeu Romão.
Tribunal extingue permuta de terreno com a Associação de Solidariedade do Granho
Casal deu um terreno de cerca de 20 mil metros quadrados à instituição para a construção de novas instalações em troca de quatro lotes para construção no âmbito de um loteamento que a associação se comprometeu a fazer. Só que apesar de o processo de divisão em lotes ter sido aprovado, o contrato de permuta não se cumpriu porque as licenças não foram levantadas e as taxas não foram pagas, tendo o tribunal concluído que o loteamento não existe actualmente e mandou restituir o bem.
Comunidades intermunicipais acabam com indefinições na videovigilância florestal
Lezíria e Médio Tejo assinaram protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, comprometendo-se a pagar a manutenção das câmaras de videovigilância florestal, para evitar que o sistema volte a ficar inoperacional como aconteceu no ano passado. Entretanto vai ser criado um gabinete para a gestão das câmaras, de modo a acabar com uma disputa que envolve a GNR sobre quem tem a responsabilidade sobre o sistema.
O Calvin
O Calvin foi o único cão que tive que tinha a chave de casa. Só lhe faltava falar, mas toda a gente o entendia. Quando queria entrar em casa, dirigia-se à estação da rodoviária, que é em frente da minha casa, e pedi-a ao senhor funcionário para lhe vir abrir a porta. O senhor abria-lha a porta do quintal e ele entrava, sem nunca se esquecer de olhar para trás a agradecer. Resumindo, era um daqueles cães vadios que já nasceu educado.
Morreu Manuel José Nalha: antigo Comandante dos Bombeiros da Chamusca
O velório de Manuel José Nalha realiza-se na sexta-feira, 12 Agosto, no edifício dos Bombeiros Voluntários da Chamusca. A missa de corpo presente realiza-se no sábado, 13 de Agosto, na Igreja Matriz da Chamusca, seguindo para o Crematório do Entroncamento para ser cremado. As cinzas são depositadas no Cemitério da Chamusca no mesmo dia.
Quando a Esquerda consegue ir além dela mesma
Na Colômbia, Gustavo Petro, tomou posse e anunciou mudanças na política de drogas do país causando ainda mais desconforto nas Forças Armadas colombianas ( : ) Eleger Gustavo Petro e a afro-colombiana Francia Marquez, ex- empregada doméstica e ativista ambiental, é uma espécie de revolução em um dos países que rivaliza com o Brasil. Petro prometeu uma Reforma Tributária para tentar mudar o quadro de imobilidade social que faz da Colômbia a campeã mundial nesse quesito. Lula acenou, na FIESP, com a possibilidade de uma Reforma Tributária ( : ) porém, nunca teve coragem de enfrentar as estruturas que comandam o país.
É preciso começar a meter a colher entre marido e mulher
Miguel Branco tem duas licenciaturas e especializou-se em igualdade de género e violência doméstica. É presidente da direcção da ABEI – Associação para o Bem-Estar Infantil de Vila Franca de Xira desde Janeiro de 2019. É um apaixonado pela área social, sonhava ser humorista e detesta a falta de carácter.
O pior que um menino pode ver é os pais levantarem a voz para um professor
Pela sala de aulas de Maria João Amante passaram centenas de crianças dos concelhos de Alenquer e Vila Franca de Xira. A professora, que nunca bateu num aluno, sentou-se com o O MIRANTE num dos jardins da terra onde vive, o Sobralinho, para falar do ensino, do papel dos professores e da sua crescente perda de autoridade.
Ana Moura volta às origens para cantar nas Festas de Coruche
Festejos em Honra de Nossa Senhora do Castelo regressam à vila ribatejana entre 13 e 18 de Agosto e têm como uma das cabeças de cartaz a cantora Ana Moura, que viveu em Coruche na sua infância e juventude. Quim Barreiros, Maninho e Átoa são outros nomes do programa musical, mas a festa faz-se de muito mais e a procissão e o cortejo etnográfico são os momentos mais marcantes.
Amigos da Roda pedalam há 25 anos
Os Amigos da Roda regressam às provas já em Setembro. Em estrada, trilhos todo-o-terreno com o núcleo de BTT Pinhas Bravas ou passeios de bicicleta para os mais novos, a colectividade não pára e promete voltar com a organização do tradicional Circuito Verde de Arrouquelas em 2023.