Economia | 13-08-2022 13:20

Sopa da pedra enlatada causa alarme em Almeirim

Sopa da pedra enlatada causa alarme em Almeirim

Menos de dois meses de ter sido certificada como especialidade tradicional pela União Europeia, começou a aparecer sopa da pedra enlatada em supermercados, o que já fez soar o alerta na Câmara de Almeirim, que já pediu uma avaliação jurídica à situação. O município não quer que o prato típico da cidade seja desvirtuado e que a sopa em lata venha criar más interpretações e má imagem à especialidade gastronómica.

A Câmara de Almeirim pediu uma avaliação jurídica ao que considera ser um aproveitamento da marca sopa da pedra por parte de supermercados, que estão a comercializar o prato típico da cidade enlatado. Ao município já chegaram duas situações de duas cadeias de distribuição alimentar que recentemente começaram a expor o produto, o que no entender do presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, pode dar azo a comparações erradas e desvirtuar uma receita tradicional que foi certificada recentemente.
O autarca diz, em declarações a O MIRANTE, que não faz sentido um prato tradicional reconhecido existir em forma de enlatado. “As pessoas conhecem a Sopa da Pedra de Almeirim e pelo menos num dos casos tem ingredientes diferentes da original”, refere, sustentando que a autarquia fará tudo para garantir a origem da iguaria que atrai milhares de pessoas aos restaurantes por semana. O autarca fala em aproveitamento de uma especialidade gastronómica que está a ter muita projecção, sobretudo depois de ter sido certificada, e aproveitamento do que se tem vindo a fazer em termos de divulgação.
Pedro Ribeiro refere que as pessoas percebem que a sopa da pedra enlatada não é a mesma coisa que comer a sopa em Almeirim, mas podem não gostar e fazer comparações erradas, o que poderá dar uma má imagem. Comenta ainda que os enlatados podem até ser designados de sopa da pedra, mas será uma sopa de qualquer lugar e não de Almeirim. “Não gostamos que se ande a utilizar uma marca reconhecida e a desvirtuá-la”, sublinha.
A Sopa da Pedra de Almeirim foi classificada oficialmente pela União Europeia como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) no dia 20 de Junho. O objectivo desta certificação é importante para garantir que não há adulterações e pelo impacto no turismo e na economia local. O processo de certificação iniciou-se em 2017 motivado também pelo facto de em várias zonas do país venderem a sopa tradicional de Almeirim, mas que não era feita com os mesmos ingredientes, tendo sido o segundo produto nacional a obter este reconhecimento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo