Economia | 07-08-2022 21:00

Uma enchente na abertura da Mercadona em Santarém

Mercadona promete revolucionar o mercado em Santarém

O supermercado Mercadona abriu portas na terça-feira, 2 de Agosto, e promete revolucionar o mercado em Santarém, apostando na qualidade dos produtos e na proximidade com os clientes. Abertura da superfície comercial permitiu a criação de 65 postos de trabalho.

“Estamos na guerra da qualidade e não na guerra dos preços”. A frase, que remete para um dos lemas da Mercadona é de André Silva, um dos rostos do novo supermercado de Santarém, que abriu portas na terça-feira, 2 de Agosto. O repórter de O MIRANTE realizou uma visita guiada ao espaço no dia da inauguração e teve dificuldade em movimentar-se devido à forte afluência de pessoas que antes da abertura de portas faziam fila de dezenas de metros para entrar.
A loja situa-se no Retail Park e dispõe de uma área de vendas de 1.900 m2, dividida entre as secções de talho, peixaria, charcutaria, pastelaria e padaria, perfumaria, cuidado do lar e animais de estimação, frutas e legumes, garrafeira e pronto a comer. Há lineares específicos de sumos refrigerados, mural de sushi, charcutaria com presunto cortado à faca e embalado no momento, e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.
Quem entra na superfície percebe que foi idealizada para dar comodidade ao cliente, respeitando um modelo de eficiência e sustentabilidade. Os microplásticos foram eliminados quase totalmente e foram substituídos por produtos de origem natural. Por exemplo, os sacos de frutas e legumes são produzidos através de fécula de batata. Em relação à comodidade, não é necessário utilizar moedas para desbloquear os carrinhos de compras, que por segurança, têm um sensor que impede que sejam furtados.
O cliente é a principal preocupação dos 65 trabalhadores que integram a equipa da Mercadona em Santarém. A política de proximidade da empresa também se nota na preocupação em ter à disposição dos clientes produtos da região ribatejana, nomeadamente o Pão de Rio Maior, a cerveja produzida na Font Salem, o bijou e vários tipos de queijos. Muitos dos produtos à venda são de marca própria, embora não tenham o seu nome. O marketing da empresa cria nomes originais, como, por exemplo, o vinho tinto produzido na Quinta do Crasto, chama-se “Meio-Escudo”, ou a cerveja produzida na Font Salem, com o nome de “A Minha”.
A Mercadona esteve cerca de três anos a preparar a sua entrada em Portugal. Neste momento conta com mais de 1600 lojas em Espanha e 30 em Portugal, e uma equipa de mais de 95 mil pessoas, sendo que mais de 2500 trabalham em Portugal.
No âmbito da política de responsabilidade social da empresa, o supermercado doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade à APPACDM de Santarém – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.

Investimento que é uma mais-valia para a região
João Leite, vice-presidente da Câmara de Santarém, liderou a comitiva municipal na visita guiada realizada por Ana Carreto, directora da Mercadona para as Relações Externas Centro-Sul de Portugal. O autarca afirmou que o investimento da empresa no concelho é de enaltecer, uma vez que vai criar valor acrescentado. “O número de postos de trabalhos criados e a relação de proximidade que o grupo está a criar com os nossos produtores é motivo de congratulação. Santarém agradece a escolha e o investimento, somos uma capital de distrito com bons indicadores económicos, os melhores da região. O investimento privado no nosso concelho é sempre bem-vindo”, vincou.
Ana Carreto confessa-se orgulhosa com a abertura do primeiro supermercado em Santarém, distrito com o qual trabalham há vários anos, através da relação com vários fornecedores locais. “Acreditamos que este investimento é uma mais-valia para a região, não só pela criação de postos de trabalho de qualidade, mas também para os consumidores que procuram uma oferta diferenciadora a nível de produtos e serviço. Este é um grande passo para a empresa, já que o objectivo do nosso plano de expansão é estar cada vez mais perto dos nossos “Chefes” de todo o país”, referiu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo