CENFIM de Santarém abre cursos gratuitos na área da mecatrónica

A taxa de empregabilidade dos formandos ultrapassa os 95% ficando a maioria dos formandos a trabalhar nas empresas onde faz os estágios curriculares.
O CENFIM de Santarém inicia no próximo mês de Setembro dois novos cursos gratuitos com Apoios Sociais. Um para dar equivalência ao 12º ano - Manutenção Industrial/ Mecatrónica e outro, pré-universitário, um CET de Nível 5 – Tecnologia Mecatrónica. A abertura destes cursos deve-se, segundo os seus responsáveis, ao facto de haver uma constante solicitação deste tipo de técnicos por parte das empresas da região.
A actual taxa de empregabilidade dos formandos do CENFIM ultrapassa os 95% ficando a maioria dos formandos a trabalhar nas empresas onde realiza os estágios curriculares. As empresas que os acolhem não estão apenas relacionadas com a área da metalurgia e metalomecânica sendo empresas de áreas muito abrangentes, desde o ramo alimentar, ramo automóvel e transformação e agricultura.
Se num passado muito recente os cursos profissionais eram procurados por alunos com dificuldades escolares, actualmente essa realidade tem vindo a mudar havendo uma grande procura desse tipo de oferta formativa por parte de pais e alunos com bons resultados académicos, que procuram num curso profissional um futuro com empregabilidade garantida, o que não os impede de prosseguirem o seu percurso ao nível do ensino superior.
O que permite que os formandos do CENFIM desenvolvam competências para trabalhar nas mais diversas áreas tem muito a ver com os contactos regulares com as empresas da região aquando da formação em contexto de trabalho, bem como aos conteúdos transversais que são desenvolvidos nestes cursos, desde a interpretação de desenho técnico, à leitura e execução de esquemas eléctricos, à electricidade, à maquinação de peças, CNC até à soldadura passando pela electrónica e pela robótica.