Especiais | 24-07-2021 21:00

A Golegã e os seus ilustres filhos

A Golegã e os seus ilustres filhos
TURISMO, FÉRIAS E LAZER
A Golegã é considerada a Capital do Cavalo

Carlos Relvas, Martins Correia e José Saramago estão vivos no concelho.

A Golegã assumiu-se como Capital do Cavalo mas a designação é redutora e neste período de pandemia, que obrigou ao cancelamento da Feira de S. Martinho/Feira do Cavalo e da Expoégua, isso ainda é mais sentido.

A Casa-Estúdio Carlos Relvas, construída de raiz como estúdio fotográfico; o Equuspolis, onde está uma parte do acervo artístico do escultor Martins Correia, a casa memória José Saramago, na Azinhaga, e o pórtico manuelino da igreja matriz são algumas jóias culturais que bastariam para a definir, por exemplo, como uma vila culturalmente inspiradora.

A igreja matriz, edificada no século XVI, tem um pórtico ao estilo manuelino desenhado por Diogo Boitaca, o arquitecto responsável pela construção do Mosteiro dos Jerónimos.

Carlos Relvas, rico proprietário agrícola, nascido na Golegã em 1838 e um apaixonado pela fotografia, construiu de raiz um estúdio que pode ser visitado, que deslumbrou a Europa e continua a deslumbrar os visitantes.

No Equuspolis, edifício cuja fachada segue o perfil de dois cavalos, estão expostas esculturas, desenhos e pinturas doadas pelo precursor da escultura policromática, Mestre Martins Correia, também natural da Golegã.

Na Azinhaga, terra natal do único Nobel da Literatura, José Saramago, funciona um pólo da Fundação com o seu nome, e há uma estátua do escritor, da autoria do escultor Armando Ferreira, à porta da casa onde nasceu.

Há também outro património de enorme valia como a Quinta de Mato Miranda; a Quinta da Brôa e Casa da Ponte; a Quinta do Salvador; Capela de S. João e Ermida da Piedade - na Azinhaga; a Quinta de Santo António e Quinta da Cardiga; bem como a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo considerada pela UNESCO como reserva da Biosfera.

A Golegã tem alojamento e restaurantes de qualidade, tranquilidade, paisagens rurais e está bem arranjada e limpa. Para alguns será o lugar ideal para viver, mas não para a maioria dos portugueses. Mas mesmo para muitos desses é, concerteza, um local ideal para umas férias de Verão ou para uma escapadinha destinada a recuperar energias.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo