Especiais | 24-07-2021 12:00

Salvaterra de Magos às portas de Lisboa

Salvaterra de Magos às portas de Lisboa
TURISMO, FÉRIAS E LAZER
Vala Real em Salvaterra de Magos

Ao longo de décadas foi destino de férias da corte portuguesa.

No coração do Ribatejo o concelho de Salvaterra de Magos tem a localização perfeita para ser o seu próximo destino de férias ou de lazer. A 35 minutos de Lisboa fica o concelho que durante décadas foi destino de férias da corte portuguesa e que agora poderá ser o seu.

Da marcante presença da Corte em terras de Salvaterra destacam-se as obrigatórias visitas à Falcoaria Real e à Capela Real. A falcoaria viu, em 2016, o seu legado ser reconhecido pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade em Portugal, sendo a Falcoaria Real o seu expoente máximo, numa prática que vem do século XVIII aos nossos dias. Além da exposição e contextualização histórica, na sua visita terá também contacto com as três dezenas de aves que integram o espólio vivo, tratadas com a mestria dos seus falcoeiros, que o brindarão com uma demonstração de voo a céu aberto.

O Tejo guia-nos até outro ponto de interesse do concelho: a aldeia piscatória do Escaroupim. Fundada por pescadores avieiros oriundos da Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, a aldeia tem uma identidade própria patente nas construções palafíticas pintadas de cores vivas e nas próprias embarcações tradicionais com que pescam no rio. Para conhecer como viviam estes pescadores poderá visitar a Casa Tradicional Avieira, o Museu Escaroupim, o Rio e aproveite também para dar um passeio de barco.

Descubra a Mata Nacional do Escaroupim de onde saem as folhas de eucalipto que diariamente alimentam os koalas do Jardim Zoologico de Lisboa. A fazer a ligação em Muge ao concelho vizinho do Cartaxo, encontrará sobre o Tejo uma das últimas obras da monarquia portuguesa, a Ponte Rainha Dona Amélia, inaugurada em 1904.

Outra das preciosidades do concelho é a vila de Glória do Ribatejo com um património cultural riquíssimo e de uma beleza singular, patente na etnografia e tradições locais. Na sua visita não deixe de visitar o Centro de Documentação e Estudos Etnográficos e o Museu Etnográfico de Glória do Ribatejo onde descobrirá a preciosidade da arte de pormenor dos bordados glorianos. O recém-inaugurado Espaço Jackson deverá também constar na sua agenda, assim como o Mercado de Cultura em Marinhais. Espaços ao serviço da cultura e das comunidades locais.

O parque infantil e de lazer do Granho, com a suas múltiplas valências, espera também a sua visita junto à igreja da localidade, assim como a Barragem de Magos que se caracteriza num magnífico espaço de fruição da natureza junto a Foros de Salvaterra.

Da lezíria do Tejo à charneca o concelho de Salvaterra de Magos aguarda a sua visita.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo