Especiais | 12-09-2021 07:00

ETPR – Diversidade na oferta formativa e unidade na qualidade da formação

ETPR – Diversidade na oferta formativa e unidade na qualidade da formação
ESPECIAL REGRESSO ÀS AULAS
Estudantes e professores são o rosto do sucesso da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (foto DR)

Alicerçada no lema ETPR – Empenho, Trabalho, Profissionalismo e Rigor, a Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (ETPR), com sede em Tremês, Santarém, conta atualmente com mais de 450 alunos, distribuídos por um vasto leque de cursos profissionais que compreendem uma diversidade de profissões que vêm responder às necessidades do mercado.

Com cursos inseridos nas áreas de Comércio; Ciências Informáticas; Secretariado e Administração; Serviços de Apoio a Crianças e Jovens; Cuidados de Beleza; Saúde; Eletricidade e Energia; Eletrónica e Automação e Produção Agrícola e Animal. Em 2019, a ETPR abriu a sua delegação em Alenquer, onde ministra os cursos de Ação Educativa; Eletrónica, Automação e Comando; Mecatrónica Automóvel e Desporto. A qualificação dos jovens é entendida numa perspetiva transversal em que uma preparação de base sólida ao nível do saber fazer, aliada à aquisição de ferramentas que estimulem a inovação, a iniciativa e a autoaprendizagem, constituem os principais veículos do sucesso dos jovens estudantes.

O rosto deste sucesso sobressai nas elevadas taxas de empregabilidade que a ETPR tem apresentado ao longo dos anos. Atualmente, mais de 65% dos diplomados são ativos empregados e cerca de 30% frequentam cursos superiores, apostando na formação como ferramenta fundamental para singrar no mercado.

As parcerias, além de garantirem a formação em contexto de trabalho dos jovens, têm desempenhado também um papel fundamental na formação integral dos nossos alunos, quer seja através dos workshops/palestras dinamizados na nossa escola, quer seja através das receções em visita de estudo. Preconiza-se, então, não apenas a aproximação dos alunos às empresas, mas também das empresas à escola. Este contacto e o feedback das empresas na escola favorecem a definição de uma oferta formativa que efetivamente vá ao encontro das reais necessidades do mercado.

A realização de períodos de Formação em Contexto de Trabalho noutros países da União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus+, tem-se constituído, também, como um fator diferenciador que, inequivocamente, contribui para melhorar as competências dos formandos e possibilitar-lhes uma experiência única e enriquecedora.

Pretende-se com estas experiências dotar os alunos de competências técnicas nucleares e atuais, desenvolver a sua adaptação a novas realidades sociais e profissionais, abrir novos horizontes e sensibilizar os jovens para o raciocínio crítico em decisões fulcrais para o seu futuro pessoal e profissional, não apenas local mas Europeu. Para além da formação de jovens, a ETPR, através do seu Centro Qualifica tem procurado melhorar e aumentar as qualificações da população adulta, investindo na formação de adultos através de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, bem como de formação modular nas mais diversas áreas.

Martinha Duro, Diretora da Escola Técnica Profissional do Ribatejo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo