Especiais | 16-03-2023 10:00

Festas de São José são um marco importante para Santarém

Festas de São José são um marco importante para Santarém
ESPECIAL FESTAS DE S. JOSÉ
As Festas de São José decorrem até domingo no Campo Infante da Câmara, em Sant

Celebrações do feriado municipal decorrem de 15 a 19 de Março no Campo Infante da Câmara. Presidente do município de Santarém diz que certame celebra tradições locais e é ponto de encontro entre jovens.

Santarém está em festa até domingo, 19 de Março, Dia de São José e feriado municipal na capital de distrito. As Festas de São José regressaram sem máscaras ao Campo Infante da Câmara onde o popular Quim Barreiros tocou na noite de abertura, no dia 15 de Março. O cartaz de concertos prossegue com o grupo Três Bairros e tunas (dia 16), Conservatório de Música de Santarém e Ana Bacalhau (17), Miguel Ferreira e Fernando Daniel (18) e Orquestra Típica Scalabitana (19), que festeja em palco o 77º aniversário. À meia-noite de dia 18 é lançado fogo-de-artifício para assinalar a entrada no dia 19 de Março.
No recinto não vão faltar actividades equestres, tauromáquicas e desportivas, diversões e artesanato. A Casa do Campino vai ter nesta edição uma praça das freguesias onde as 18 freguesias mostrarão o que têm de melhor. Vai haver também um festival de sopas com associações de diversas freguesias e, ainda no campo da gastronomia, quatro tasquinhas exploradas por colectividades vão servir petiscos e refeições.
Na apresentação do certame, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, classificou as Festas de São José como um marco importante para a comunidade e um ponto de encontro para os jovens e menos jovens, onde se celebram as tradições locais. “Queremos que sejam umas grandes festas, tal como foram no passado; aliás, queremos que sejam ainda melhores”, afirmou, destacando o envolvimento das freguesias na edição do regresso em pleno das celebrações do feriado municipal.
No mesmo sentido apontou o vice-presidente da câmara, João Teixeira Leite, referindo que “nestas vamos valorizar as nossas tradições; o cavalo, o campino, o touro, o folclore, a nossa gastronomia são palcos importantes desta edição de 2023. Vamos celebrar a cidade, o concelho, a região e a sua vida comunitária”.


Cerimónias religiosas decorrem no sábado
A componente religiosa das festas tem como ponto alto, a 18 de Março, a missa solene em Honra de São José, na Sé de Santarém, pelas 10h30, seguida da tradicional procissão pelas ruas do centro histórico, que envolve associações e grupos culturais do concelho, acompanhados pela Banda Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gançaria. Para as 14h30 está agendado o habitual desfile etnográfico com os ranchos folclóricos do concelho que, para além do centro histórico, vão percorrer outras ruas até ao recinto das Festas.
A 19 de Março realiza-se a habitual homenagem aos funcionários aposentados da Câmara de Santarém, em 2022, às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. De tarde, às 15h00, tem lugar o cortejo, em charretes, do Grupo de Forcados Amadores de Santarém em direcção à Monumental Celestino Graça onde, pelas 16h00, decorre uma corrida de touros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo